Notícias

Prefeitura de Linhares reabre “boca da barra” do Rio Ipiranga na região de Barra Seca

A pedido da Associação de Moradores de Pontal do Ipiranga (AMPI), a Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, realiza a abertura da “boca da barra” do Rio Ipiranga, em Barra Seca, na região que integra o município. Os trabalhos contam com a aprovação da Secretaria de Meio Ambiente de São Mateus.

De acordo com a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Paula Durão, as intervenções, que acontecem desde segunda-feira (15), visam à abertura da barra e desassoreamento de desembocadura do rio localizado no limite dos municípios de Linhares e São Mateus, a fim de manter o acesso dos pescadores ao mar, de onde retiram seu sustento.

“A atividade foi solicitada pela Associação de Moradores de Pontal do Ipiranga e teve início na segunda, dia 15. Ainda não foi finalizada, pois depende da tábua de maré [previsão do movimento periódico das águas do mar]. O Iema já foi comunicado sobre o procedimento, conforme estabelecido na Instrução Normativa, que orienta quanto à realização dessa atividade”, informa Paula Durão.

Com a retirada da camada de areia, que impedia o encontro do Rio Ipiranga com o mar, mais de 50 famílias de pescadores da região, que utilizam o rio para desembarcar o pescado, serão beneficiadas. Com a abertura da foz, a classe pesqueira também poderá colocar os barcos em alto-mar ou realizar os devidos reparos no rio.