Oficina de confecção de casacas em Regência encanta moradores e turistas de vários lugares do Estado
A segunda edição da oficina de construção de casaca, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, reuniu e encantou turistas de diversos municípios do Estado. Ao todo, 22 pessoas entre adultos e crianças puderam participar do curso ministrado pelo artesão Rodrigo Caliman, o Mestre Orelha.
A oficina, realizada neste sábado (7), no Centro Ecológico do projeto Tamar. teve duração de seis horas e levou aos participantes o processo detalhado de construção do instrumento, tanto teórico quanto prático. As casacas foram esculpidas, montadas e pintadas utilizando como material a madeira tagibubuia, mais conhecida como Caxeta.
O técnico em elétrica, morador do município da Serra, Tiago Lucas Endringer, de 28 anos, participou da oficina acompanhado de sua esposa, a técnica em segurança Rejane Spielmann, de 40 anos, além de seus filhos e sobrinhos.
Para ele, que é musico nas horas vagas tocando instrumentos de percussão e bateria, participar de uma oficina como esta na festa de Caboclo Bernardo foi muito interessante. "Além de aprender a construir o instrumento e proporcionar o entretenimento às crianças, a oficina nos faz aprender várias outras coisas, dentre elas o exercício da paciência", explica.
Tiago ainda aproveitou o momento para elogiar a organização da festa. "Sempre visito a Vila de Regência e a edição da festa de Caboclo Bernardo deste ano está de parabéns. O evento muito organizado, com diversas atrações e atividades que envolvem a família, além é claro da Vila, que está muito bonita toda enfeitada", elogia o visitante.