Linhares sedia reunião para criação de polo de piscicultura

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento, a Prefeitura de Linhares participou de reunião para a criação de um polo de aquicultura nesta quarta na sede da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira de Linhares – CEPLAC. A iniciativa é da SEAG – Secretaria de Estado da Agricultura e  visa centralizar os investimentos na área da pesca por microrregiões.

Na reunião, foi fundado o Polo de Aquicultura e Pesca Rio Doce, que engloba, além de Linhares, os municípios de Sooretama, Rio Bananal, Aracruz, Ibiraçu e João Neiva. Segundo Alcestes Ramos Filho, gerente estadual de pesca e aquicultura da SEAG, que conduziu o encontro, a criação de polos dinamizará toda a cadeia produtiva do interior. "O objetivo é centralizar os investimentos nos projetos locais de desenvolvimento da aquicultura e trazer investimentos para o interior", disse. O diretor de pecuária e abastecimento da Secretaria de Agricultura de Linhares, Geraldo Teixeira, é o coordenador do polo, que volta a se reunir no próximo dia 3 de junho, em Aracruz.

O projeto tem o apoio do INCAPER – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural; do IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo; da Ceasa – Centrais de Abastecimento do Espírito Santo; AGERH – Agência Estadual de Recursos Hídricos; Iema – Instituto Estadual de Meio Ambiente; SEBRAE; SEAG; IFES; UFES; Fórum Permanente de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no Estado do ES – FOPAPES; Ministério da Agricultura; e prefeituras municipais.