Com o tema ‘Consequências Sociais do Uso de Drogas’ Preci grava episódio em casa de recuperação
Com o tema ‘Consequências Sociais do Uso de Drogas’, o local escolhido para gravação do quarto episódio do programa ‘Em Casa com o Preci’ não poderia ser outro: Casa de Resgate São Francisco de Assis – espaço de apoio e recuperação de dependentes químicos, localizado no distrito de Córrego Farias. Atualmente, a instituição acolhe 30 pacientes.

O Juquinha que é um dos personagens do programa foi até o local para conversar com uma pessoa que é exemplo de superação: Altamir Ribeiro Mora que conseguiu vencer o vício da bebida e hoje dedica sua vida para ajudar na recuperação de pessoas viciadas em drogas lícitas e ilícitas. O psicólogo da instituição, Rodrigo Niero, também participou do episódio.
“Alertar as crianças e adolescentes sobre a prevenção das drogas lícitas e ilícitas é um importante passo para prevenir que os mesmos sofram prejuízos graves na vida. Eu que já fui alcoólatra sei muito bem sobre isso e a dificuldade que temos para se livrar de um vício. Mas para Deus nada é impossível. Quero agradecer a equipe do Preci pelo convite para participar do programa e parabenizar aos envolvidos pelo belo trabalho de prevenção as drogas”, disse um dos fundadores e coordenador da Casa de Resgate São Francisco de Assis, Altamir Ribeiro Mora.
De acordo com a Guarda Civil Municipal e coordenadora do Programa de Resistência e Cidadania (Preci), Jaciane Légora, a ideia de visitarmos a Casa de Resgate partiu da necessidade de mostrar para as pessoas a realidade que as drogas causam várias consequências sociais e o caminho para a recuperação é cheio de desafios, mas é possível.
“O Altamir é a prova viva de que a recuperação é possível, com seu testemunho de vida, ele nos mostrou a importância do apoio da família, dos amigos e da sociedade, para que o dependente químico possa superar a batalha e vencer a guerra contra as drogas. O episódio está imperdível”, afirmou Jaciane.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Coronel Jones da Silva Mattos, o Programa de Resistência e Cidadania (Preci) é um projeto de extrema importância que não pode parar.
“Decidimos reinventar o Preci com a proposta de não deixar os estudantes da rede municipal sem conteúdo do programa nesse momento em que as aulas estão suspensas. Nosso objetivo com a gravação dos episódios é continuar ensinando as crianças e adolescentes a seguir o caminho certo, longe do mundo das drogas, por exemplo. Além disso, queremos que nossa juventude cresça consciente preservando o patrimônio público, sendo responsáveis no trânsito e preparados para formar famílias edificadas”, destacou o secretário.
Nos três primeiros episódios a equipe abordou sobre os seguintes temas: ‘Aprendendo a tomar decisões’; ‘Informações sobre drogas lícitas e ilícitas’ e ‘Consequências do uso de drogas para a saúde’. No total, serão gravados 12 episódios.
Os programas podem ser assistidos nas redes sociais do Preci no Facebook, além das plataformas digitais da Prefeitura de Linhares (Facebook, Instagram e Youtube), e também enviados por meio de aplicativos de conversa, como o Whatsapp, em que as escolas que recebem o programa possuem grupos.
Sobre o programa
O programa ‘Em Casa com o Preci’ tem o objetivo de interagir com os estudantes da rede municipal de ensino de Linhares, que por conta da pandemia, tiveram as aulas do Programa de Resistência e Cidadania (Preci) suspensas. O Preci é um programa social desenvolvido pela secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social.
A proposta de reinventar o Preci e torná-lo interativo aos estudantes foi do secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Coronel Jones da Silva Mattos, e abraçada de forma instantânea pelos guardas municipais e agentes de trânsito: Jaciane Légora – Guarda Civil Municipal; Fernando Gonçalves dos Santos- Agente Municipal de Trânsito , e Alcir Francisco dos Santos Júnior – Agente Municipal de Trânsito.
Os personagens foram transformados em fantoches e representam uma família que aproveita o isolamento para manter os estudos em dia e que está cumprindo o isolamento social para se proteger do coronavírus: saindo de casa somente se for necessário, usando máscara e higienizando as mãos com água e sabão.
O cenário em que os personagens Juquinha, Ana, Maria, João e Raimundo interagem com os estudantes é uma casa bastante colorida e que também foi criada pela equipe do Preci, feita com materiais recicláveis e montado na sede da secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, no centro de Linhares.