Secretaria de Serviços Urbanos atua de forma sincronizada para manter a cidade sempre limpa
Nesta época do ano a estiagem favorece o acúmulo de mato alto e seco, lixo urbano, poeira e terra nas sarjetas das vias públicas, nos terrenos baldios e nas bocas de lobo por toda a cidade. Conservar a cidade limpa é um trabalho executado diariamente e de forma sincronizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu).
O trabalho de limpeza da cidade inclui varrição, capina e a coleta do lixo doméstico recolhimento de entulhos e limpeza de sarjetas, além da manutenção dos serviços de iluminação pública. São ações que previnem, por exemplo, transmissão de doenças, e ao mesmo tempo contribuem poupar o meio ambiente e promovem a qualidade de vida da população.
A estiagem também facilita o trabalho dos garis e das equipes da Semsu. Conforme o secretário Sérgio Pessoti, a época de estiagem facilita os serviços de limpeza urbana, que são realizados de forma sincronizada "as equipes limpam as sarjetas, as bocas de lobo e os terrenos públicos, acomodam os detritos em locais apropriados e, logo em seguida, outras equipes fazem a coleta, antes que se espalhem novamente".
O secretário, no entanto, pede a conscientização da população na hora de estacionar os veículos nos espaços diagonais.Se o veículo interferir neste espaço entre a calçada e rua, a limpeza das sarjetas, que normalmente são realizada no entre as 7 da manhã as 17 horas, fica comprometida, alerta Pessoti.