Notícias

Vigilância ambiental intensifica combate a dengue nas praias de Linhares

A prefeitura de Linhares leva o combate à dengue para os balneários do município neste fim de ano. A Vigilância Ambiental, da secretaria Municipal de saúde, vai realizar campanhas de conscientização sobre a importância do controle e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, – dengue, zika, Chikungunya e febre amarela urbana,.A ação acontece nos dias 30 e 31 de dezembro em Pontal do Ipiranga, Povoação e Regência.

No Pontal do Ipiranga, a campanha será realizada no dia 30/12, com abordagem aos moradores locais e no comércio, além de distribuição de material educativo, e no dia 31, com abordagem aos turistas na entrada do balneário.  Em Regência e Povoação a ação acontece no dia 31/12, com abordagem aos moradores e turistas, repassando orientações e material educativo.

“O município apresenta hoje números considerados ainda de grande preocupação quanto à dengue, com 3.566 casos confirmados. Com esta ação queremos conscientizar as pessoas que precisamos da ajuda de todos na luta contra esta doença, cuidando tanto da sua casa na sede, como também da sua casa de veraneio”, ressaltou o diretor de Vigilância Ambiental de Linhares, Sérgio Lubiana.

O secretário Municipal de Saúde, Saulo Meirelles, ressaltou a importância da ação. “Neste período de verão a dengue torna-se especialmente perigosa porque o calor e a umidade formam o ambiente ideal para a proliferação do mosquito. A campanha será realizada para orientar as pessoas de que com algumas medidas simples, podemos proteger nossas famílias destas doenças”, frisou. 

Dengue nos balneários

Até o momento Regência lidera a lista de casos de dengue com 48 casos notificados e 29 confirmados. No Pontal do Ipiranga são 20 casos notificados dengue e 12 confirmados. E em Povoação são 10 notificados e 05 casos confirmados.

Mutirão

Em janeiro de 2020, a equipe da Vigilância Ambiental retorna aos balneários com o mutirão contra dengue.  Os agentes de combate a endemias vão percorrer as residências dos balneários, realizando a eliminação de possíveis focos e, também, a conscientização dos moradores. A ação será no dia 07/01 em Povoação, nos dias 08, 09 e 10/01 no Pontal Ipiranga e entre os dias  13 a 18 em Regência.

Dicas para combatermos o mosquito:

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’ água) e mantenha-os sempre limpos.

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.