Notícias

Prefeitura de Linhares divulga cronograma de recolhimento de entulho para o 1º semestre de 2020

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, divulgou o cronograma para o recolhimento de resíduos da construção civil (RCC), que será executado de janeiro a junho de 2020. A orientação é que os moradores depositem o entulho somente no dia anterior à data programada para a coleta a fim de que não haja acúmulo de inertes.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi, a execução do cronograma contribui para uma cidade mais limpa, evitando o acúmulo de água, que pode contribuir para criadouros de insetos, como o a Aedes aegypti, e provocar o entupimento de bueiros e das galerias de águas pluviais, principalmente nos dias de chuva.

“O material deve ser acondicionado em local adequado e é expressamente proibido que o descarte seja feito em calçadas e terrenos baldios. A medida, de depositar os inertes apenas no dia anterior à data de coleta, contribui para uma cidade mais limpa e evita o risco de possíveis criadouros de insetos, além de inundações no período chuvoso”, destaca Bianchi.

O recolhimento abrange toda a sede do município, e algumas localidades do interior como os distritos de Bebedouro, Rio Quartel, Farias e Guaxe, em dias específicos. No Centro, o entulho é recolhido todas as sextas-feiras, das 6 às 8 horas.

Multas

A destinação de grandes volumes de entulho/inertes é de responsabilidade do gerador. E os moradores que não colaborarem e descumprirem o cronograma serão notificados e multados de acordo com o Código de Obras e Postura do Município, conforme o disposto no Artigo 33 da Lei Complementar nº 2.613/2006.

O valor da multa é de R$ 234,75, e caso não seja pago, o valor será inserido na dívida ativa do contribuinte.

Entulho (inertes) são os resíduos provenientes de:

Construções, reformas e reparos e demolições de obras de construção civil e da preparação e da escavação de terrenos, tais como tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras, compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica.

Além de jardinagem, como aparas de grama; folhas; ervas daninhas; podas de árvores e arbustos, além do mobiliário inservível; e resíduos domésticos, bem como cama, sofá, mesa, roupeiro, geladeira, fogão, dentre outros.

Confira o cronograma de janeiro a junho de 2020: