Alunos da escola Jerônimo Monteiro visitam Lar dos Idosos e levam alimentos arrecadados
Alunos do 5º ano do turno matutino da Emef Jerônimo Monteiro foram na sexta-feira (27) ao Lar dos Idosos, no bairro Interlagos, para entregar as 13 cestas básicas e fraldas descartáveis arrecadadas pela turma. Mais que ajudar, a visita foi um momento dos alunos conhecerem os serviços realizados no local e refletirem sobre respeito às vovós e aos vovôs.

A atividade faz parte do projeto “Cuidando do Idoso” desenvolvido em parceria com o fisioterapeuta Víctor Perini Monti, do Espaço Integrado de Terapia (Clínica EIT), que tem dado o suporte à escola. “Vimos à necessidade de levar os alunos para conhecer essa realidade social que vivemos hoje. Primeiro realizamos uma visita à Casa de Repouso Aconchego, no bairro Colina, e agora viemos conhecer mais um local para que as crianças possam vivenciar as realidades e identificar que todos precisam de carinho”, disse a Eliana Maria Perini Monti, pedagoga.
O aluno Douglas, de 11 anos, aprendeu muito com a visita. “Foi um momento de dar todo carinho e amor. Achei uma iniciativa linda poder doar alimentos para o asilo”, disse. “Fomos conhecer os idosos e o nosso projeto é para ajudar na valorização do idoso, respeitar e dar amor a eles e muito mais. Toda turma também se divertiu muito com eles”, falou Yasmin, de 10 anos.
Na oportunidade, além de levar as doações, os alunos fizeram apresentações musicais e coreografias para homenagear os idosos. “Esperamos com este projeto que nossos alunos possam compreender e valorizar os idosos como pessoas importantes em nossa sociedade tão quanto às crianças e os adolescentes. Esses encontros permitem também um vínculo afetivo entre eles, sensibilizando nossos alunos para que tenham comprometimento com o idoso e desperte a vontade de voluntariado”, disse a professora Andréia Bissoli.
O projeto surgiu por meio dos conteúdos estudados na disciplina de História, ocasião em que um dos capítulos abordou o tema “Cidadania: conquista do povo brasileiro”, que pontuou sobre o Estatuto do Idoso, aprovado em 2003.
Antes das visitas, os alunos assistiram a uma palestra com as enfermeiras Mariana Mota Tessarolo e Melânia Bolsoni, que abordaram diversos assuntos como: presença do idoso na sociedade; a expectativa de vida e envelhecimento populacional; respeito às placas de identificação do idoso; as alterações fisiológicas e os cuidados.