Notícias

Fórum capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas tem nova diretoria

Na última sexta-feira, dia 1º de julho, no auditório da Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) foi eleita  a nova diretoria do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH), para o biênio 2011/2013.  O Fórum é a Instância Colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias legalmente instituídos e Pró-Comitês no âmbito do Sistema Estadual de Recursos Hídricos existentes no território do Estado do Espírito Santo.

Foram eleitos, como Presidente, Elio de Castro Paulino, representante do Segmento Sociedade Civil Organizada no Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Benevente (CBH Benevente); como Vice-Presidente, Míria Márcia Silva Assad, representante do Segmento dos Usuários no Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Itapemirim (CBH Itapemirim) e como Secretário Executivo, Lucas Scaramussa, representante do Poder Público no Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Centro – Norte (CBH Litoral Centro Norte).

O novo presidente é professor universitário e Consultor Ambiental, a vice-presidente é funcionária do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE) de Cachoeiro de Itapemirim e o Secretário Executivo é Secretário de Meio Ambiente de Linhares.

É a primeira vez que o Fórum elege uma diretoria composta nos mesmo moldes da estrutura dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Antes, o fórum era comandado por um colegiado de quatro coordenadores regionais, que escolhia um coordenador geral para dirigir os trabalhos. Segundo  o novo presidente eleito, a mudança foi relevante. "Foi necessária a mudança nas regras regimentais, pois toda vez em que aconteciam mudanças na representação dos comitês, o Fórum paralisava. Agora, com a implantação da mesma estrutura dos comitês, no impedimento do Presidente, assume o vice e os trabalhos não são interrompidos", explicou  Elio de Castro.

De acordo com Elio, outra novidade é a criação da Secretaria Executiva na estrutura do fórum. "A criação da secretaria é importante porque vai ajudar na mobilização dos membros do fórum, além de facilitar a comunicação entre os 12 comitês capixabas", disse ele.

Lucas Scaramussa, que coordenou o Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas no período de 2011 ressaltou a importância da aprovação do novo regimento. "A nova estrutura do Fórum representa um novo marco na gestão integrada e no fortalecimento das ações em prol dos recursos hídricos no estado do Espírito Santo".

Participação dos Comitês
A eleição da nova diretoria do FCCBH, contou com a participação de representantes dos seguintes comitês: CBH do rio  Itaúnas; CBH do rio Guandu; CBH Santa Maria do rio Doce; CBH Litoral Centro – Norte; CBH do rio Jucú; CBH do rio Benevente; CBH do rio Santa Maria da Vitória; CBH do rio Novo; CBH do rio Itapemirim;

O que faz o Fórum? 
 Criado no ano de 2008, o FCCBH atua na formulação e articulação das políticas públicas de recursos hídricos  em âmbito estadual e nacional, tendo por objetivo o fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas legalmente instituídos e em processo de instituição  como parte do Sistema de Gerenciamento  e Monitoramento  de Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo – SIGERH/ES, de forma descentralizada, integrada e participativa.
 
A nova diretoria está aguardando o agendamento de uma reunião com o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Paulo Ruy Carnieli para apresentar uma pauta de reivindicações do Fórum.