sábado, 17 de maio de 2025
Notícias

Linhares terá caminhada de combate à exploração sexual infantil nesta sexta-feira (16)

Linhares vai amanhecer em tom laranja, na manhã desta sexta-feira (16). Trabalhadores das Secretarias de Assistência Social (Semas) e Saúde (Semus), além de crianças, adolescentes, pessoas idosas e com deficiência, formarão uma grande rede de proteção, para evidenciar a importância de todos juntos para levar esperança, apoio e proteção para as crianças e adolescentes.

Com girassóis, que simbolizam o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, faixas e cartazes, uma caminhada vai marcar o dia de luta no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no próximo domingo, dia 18 de maio. 

A concentração será às 8h na Praça Nestor Gomes, a praça dos Correios, e vai percorrer as principais ruas e avenidas do centro da cidade. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar e orientar a população em geral sobre a importância da proteção contra a violência sexual.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Geovana Marinot, a data representa o quanto poder público e sociedade civil precisam se unir para efetivamente criar uma Rede de Proteção às crianças e adolescentes da cidade. “É nessa união que poderemos alcançar para dentro das casas, na rua, nas unidades públicas a garantia de proteção à infância”.

Denúncia

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser feitas a qualquer uma dessas instituições:

  • Conselho Tutelar da cidade;
  • Disque 100 ou disque denúncia local;
    . Disque 181; 
  • Delegacias especializadas ou comuns;
  • Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal;
  • Número 190;
    Aracelli

Dia 18 de maio foi escolhido porque, em 1973, Araceli, então com 8 anos, moradora de Vitória, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. 

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se uma e se manifeste contra esse tipo de violência.