Faceli e Senar-ES lançam curso técnico gratuito em Fruticultura e inscrições já estão abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso técnico gratuito em Fruticultura, na modalidade a distância. O lançamento do curso aconteceu na sede da faculdade na tarde desta terça-feira (13) e é uma parceria entre o Senar-ES, Prefeitura de Linhares, Faceli e apoio do Sindicato Rural de Linhares.
A parceria para a viabilização do curso técnico em Fruticultura faz parte do eixo de Desenvolvimento Humano que compõe o Programa Desenvolve + Linhares.
Os interessados em se candidatar precisam ter concluído o ensino médio e podem se inscrever até o dia 26 de maio pelo site: https://www.etec.senar.org.br/processo-seletivo/tecnico-em-fruticultura-ead
O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação e o diploma é válido nacionalmente. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 16 de julho e as matrículas deverão ser efetivas entre os dias 17 e 21 de julho.

O curso técnico em Fruticultura da Faceli oferece 25 vagas e a carga horária é de 1.350 horas (70% da carga horária acontece a distância e 30% presencial), divididas em dois anos e meio. Nesse período, o candidato aprovado estudará técnicas que auxiliarão no planejamento, execução e controle dos processos produtivos da atividade.
O mercado de trabalho para técnicos em fruticultura é amplo e inclui atividades como o manejo de culturas, controle de pragas e doenças, colheita, pós-colheita e comercialização de produtos.
Antes de efetivar a inscrição, os candidatos devem ler o edital atentamente.
O curso técnico em Fruticultura envolve práticas de cultivo, colheita, comercialização, gestão e outras áreas da fruticultura. O curso prepara profissionais para atuarem em propriedades rurais, empresas de consultoria, agroindústrias e outras áreas relacionadas à fruticultura.
O vice-prefeito e secretário de desenvolvimento Econômico de Linhares, Franco Fiorot, disse que o curso técnico em Fruticultura vai preparar profissionais para atuarem em um dos setores mais promissores do agronegócio brasileiro. Ele explica que a fruticultura é responsável por uma significativa parcela da produção agrícola do país e Linhares destaca-se pela produção de frutas como mamão, cacau, banana e maracujá.
“Assim, com as técnicas adequadas e o conhecimento adquirido no curso, nossos alunos estarão preparados para contribuir significativamente para o desenvolvimento do setor e para a economia local”, reforça.
A superintendente do Senar-ES, Leticia Simões, destacou a importância da parceria para a implantação do polo em Linhares.
“É uma grande satisfação do Sistema Federação da Agricultura, Senar, do Sindicato Rural de Linhares, em parceria com a Prefeitura e a Faceli estarmos lançando o polo do ensino técnico do Senar, e esta parceria é fundamental, pois sem essa conexão não conseguiríamos executá-lo. Linhares é um polo de fruticultura, mas isso não significa que o Senar e o Sindicato Rural não trarão novos cursos. Vale ressaltar que o polo também irá atender aos interessados dos municípios vizinhos”, disse.
O presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon, também destacou a importância da criação do polo do Senar e o lançamento do curso técnico em Fruticultura.
“É um motivo de orgulho para todos do setor e em especial do segmento agro, o lançamento deste curso, e eu tenho certeza, que este é o primeiro de muitos cursos que virão, parabéns a todos os envolvidos: Senar, Sindicato Rural, Faceli e Prefeitura de Linhares, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico”, destacou.
A diretora-presidente da Faceli, Ludmila Alcuri, explica que o curso técnico em Fruticultura foi desenvolvido para atender às necessidades de quem deseja estudar, mas não possui disponibilidade para frequentar um curso presencial de forma regular.
“A formação é ideal para aqueles que pretendem implantar ou aprimorar pomares para consumo próprio, empreender na área com o objetivo de gerar renda, ou ingressar no mercado de trabalho atuando no setor de fruticultura”, finaliza.




