Notícias

Blitz da Lei Seca em Linhares aborda 145 veículos e aplica multas por embriaguez ao volante

Agentes de diversas forças de segurança realizaram uma Operação Integrada do Programa Força Pela Vida. A fiscalização faz parte das ações do Programa Força pela Vida e está no calendário nacional de blitze com a temática da Lei Seca, em atendimento ao que prevê o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

Em Linhares, a ação foi realizada pelo Departamento Estadual de trânsito do ES (Detran) em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Departamento de Trânsito Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A blitz ocorreu na Rua Nair Durão Guimarães, no bairro Três Barras, onde há grande concentração de bares, casas de shows e restaurantes. No total, 145 veículos, entre carros e motos, foram abordados. A operação teve como objetivo fiscalizar veículos e pessoas, com foco no uso de álcool combinado com direção (Blitz da Lei Seca). A ação integrada busca preservar vidas por meio da conscientização das pessoas.

Durante a operação, foram realizados 144 testes do bafômetro. 19 motoristas recusaram a soprar o bafômetro e receberam uma multa de R$ 2.934,70 e terão a CNH suspensa por 12 meses. Um outro motorista testou positivo e foi levado para delegacia de Linhares

“O álcool altera as funções cerebrais, comprometendo a coordenação motora, a visão e o tempo de reação. Quando um motorista bebe e dirige, ele coloca em risco a própria vida e a de outras pessoas. Isso aumenta significativamente a probabilidade de acidentes de trânsito”, explicou Eduardo Costa Negro, secretário de Segurança Pública de Linhares.

Além das infrações por embriaguez, os agentes flagraram:

03 motoristas sem cinto de segurança, item obrigatório;

01 sem carteira de habilitação, resultando em autuação também para o dono do veículo por permitir a condução irregular;

01 motorista com a CNH vencida há mais de 30 dias;

05 motoristas com o licenciamento do veículo vencido.

A Operação Lei Seca ocorreu entre a noite de sábado (29) e a madrugada de domingo (30). A ação teve como objetivo reforçar a fiscalização de trânsito e conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as leis, visando reduzir acidentes e salvar vidas.