Notícias

Secretaria de Desenvolvimento Urbano reúne representantes da construção civil para orientar sobre o descarte correto de resíduos

A secretária da pasta explicou aos participantes que os resíduos de construção civil provenientes de grandes geradores devem ser recolhidos em containers tira-entulho e encaminhados para aterros particulares e destacou que esse trabalho de conscientização já vem ocorrendo com a população. Fotos: Secom/Felipe Reis.

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, se reuniu, nesta quarta-feira (26), com representantes da construção civil do município. A reunião aconteceu na sede da secretaria, no Center Norte Conceição, e tratou sobre a disposição correta de resíduos gerados pelo setor.

Estavam presentes na reunião a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, a arquiteta Poliana Mantovani, subsecretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Daniel Albareda, o Chefe do Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Linhares, Laurindo Charles, e representantes de algumas construtoras que atuam no município.

A secretária da pasta explicou aos participantes que os resíduos de construção civil provenientes de grandes geradores devem ser recolhidos em containers tira-entulho e encaminhados para aterros particulares e destacou que esse trabalho de conscientização já vem ocorrendo com a população.

“Nós temos enfrentado problemas de descarte irregular de lixo e agora marcamos essa reunião para orientar o setor da construção civil, porque temos registrado o aumento do descarte desses materiais de obras em terrenos baldios, Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRRs) e demais locais inapropriados. É importante que saibam que os PRRs são exclusivos para o descarte de pequenas quantidades de material, no máximo 1 metro cúbico”, explica a secretária.

O descarte irregular desses resíduos de construção gera multa e a Prefeitura de Linhares está ampliando as fiscalizações. A multa inicial é de R$ 349,00 dependendo da frequência do descarte irregular, do tipo de material, da quantidade e do impacto ambiental causado. Caso haja reincidência, o Departamento de Fiscalização encaminhará processo contra a empresa infratora ao Ministério Público Estadual, para que sejam tomadas as devidas providências.

O lixo gerado em obras também gera inúmeros prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. Certos materiais, como latas de tintas e sprays próprios do setor de construção civil têm em sua composição substâncias tóxicas.

A secretária ressalta que as empresas podem ser grandes aliadas da Prefeitura no combate ao descarte irregular desses resíduos, visto que alguns empreendimentos já possuem politicas de reciclagem e destinação correta desses materiais.

“Queremos trabalhar em conjunto. Nossa intenção não é sair multando todo mundo. É orientar e unir forças. Se cada um fizer sua parte, todos saímos ganhando. As construtoras, a população, o poder público e o meio ambiente”, destaca Poliana.

A secretária reforçou, ainda, a divulgação mensal do cronograma de recolhimento de entulhos que também deve ser seguido pelos moradores com atenção especial ao descarte correto um dia antes do caminhão passar.

O representante da empresa Durão Incorporadora, Thiago Durão Pandini, contou que a reunião com a Prefeitura é de suma importância para todos. Inclusive, sugeriu a periodicidade dessas ações de conscientização junto aos geradores e transportadores de resíduos em Linhares, seja de lixo comum, em relação à população, ou de restos de materiais de construção, como é o caso do setor de construção civil.

“Deveríamos ter reuniões como estas trimestralmente, por exemplo, porque o trabalho de conscientização é muito importante. A reunião foi muito esclarecedora, tiramos muitas dúvidas, eu estou muito satisfeito. O primeiro passo para essa parceria já foi dado, é muito importante sabermos que não existe essa distância entre a Prefeitura e os construtores civis e quanto mais próximos estivermos podemos fazer um trabalho compartilhado que beneficia a população, as empresas e principalmente o meio ambiente”, destacou.