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Escola do bairro Juparanã escolhe a flor girassol para projeto de acolhimento e pertencimento

Em menos de um mês, algumas mudas começaram a germinar, e tanto professores quanto alunos deram início ao replantio por toda a escola. Fotos: Secom

Para o ano letivo de 2025, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cid Adalberto dos Reis, localizada no bairro Conjunto Juparanã, escolheu como tema o girassol, inspirada na reflexão: “Que eu seja todo dia como um girassol, de costas para o escuro e de frente para a luz”.

O projeto que já é um sucesso de interação, compartilhamento e engajamento entre a escola, os estudantes e as famílias dos alunos, sugere propostas de atividades a serem desenvolvidas na unidade de ensino sempre tendo o “Girassol” como tema devido sua simbologia de luz, união e esperança em busca de dias melhores.

No acolhimento inicial com os estudantes, os professores promoveram uma dinâmica que, além de estimular essa reflexão, envolveu as 24 turmas da escola e cada uma delas decidiu coletivamente sobre a forma do plantio das sementes recebidas, os cuidados iniciais e o replantio das mudas de girassol, que estão sendo plantadas no jardim escolar. Os estudantes estão percebendo que cada plantio tem o seu tempo de germinar.

Em menos de um mês, algumas mudas começaram a germinar, e tanto professores quanto alunos deram início ao replantio por toda a escola. A atividade tem proporcionado momentos de reflexão sobre o cuidado nas relações interpessoais, o autocuidado, a empatia, e ainda tem reforçado valores como responsabilidade social e ambiental.

A diretora Erica Raymundo destaca que esses momentos de acolhimento são fundamentais para promover a integração entre os estudantes e a equipe docente, ampliando o sentimento de pertencimento ao espaço escolar.

“Este projeto objetiva promover a interação entre escola e família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito a si mesmo e ao próximo, trabalhando nos alunos a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando a interação e parceria entre ambas as partes”, explica Erica.