Terreiros suspensos para secagem de café de Linhares são modelos para outras cidades capixabas

Eles estão sendo instalados na cidade nas comunidades rurais, com foco na agricultura familiar, desenvolvendo o setor agrícola de forma moderna, sustentável e competitiva.
Um equipamento que vem chamando à atenção ainda mais de cidades vizinhas: São os terreiros suspensos. Eles são usados para a secagem de café e viraram modelo para cidade de Jaguaré, que se destaca como o terceiro maior produtor de café do grão no Espírito Santo, com uma produtividade média de 47,4 sacas por hectare, conforme o Painel Agro do Incaper de 2023.
Na semana passada, o secretário municipal de Agricultura de Linhares Rafael Breda Buffon recebeu o secretário de Agricultura de Jaguaré Jordano Sossai para uma integração sobre os terreiros suspensos.
Além de Sossai, esteve presente o superintendente de Governo da Prefeitura de Jaguaré, Chiquinho Bittencourt. Eles visitaram uma propriedade rural de Linhares que tem o equipamento instalado.
“Dentre os muitos assuntos tratados falamos sobre ações que visam melhorar a qualidade do café conilon da nossa região. Na visita, conhecemos a simpática empresária do ramo de torrefação de café Kissia Dal Orto. Na propriedade de Kissia, vimos de perto um terreiro suspenso oferecido pela Prefeitura de Linhares através do Concurso de Qualidade do café de lá”, destacou Jordano Sossai.
Durante a integração, foi passada as orientações sobre desde a criação do projeto, da elaboração do edital até instalação com os produtores rurais. “É muito importante essa quebra do paradigma da qualidade do café. Muitos não acreditavam nesse projeto. Hoje, vários municípios estão interessados e procuram orientações sobre os equipamentos. Fomos convidados até para participar do seminário Café Conilon de Jaguaré, que estamos pensando em levar os produtores com seus produtos”, disse o secretário Buffon.
A Prefeitura de Linhares é a primeira do Espírito Santo a fomentar a construção de “Unidades de Referência em Qualidade de Café Conilon”, com a instalação de terreiros suspensos em propriedades rurais com recursos próprios do Município. “Os equipamentos tem o na agricultura familiar, desenvolvendo o setor agrícola de forma moderna, sustentável e competitiva”, ressaltou o secretário de Agricultura de Linhares.
O terreiro suspenso é uma estrutura de tela de malhas finas tipo sombrite 50%, sustentada por arame liso esticado sobre pilares de cimento, madeira ou outros materiais, e possui por finalidade secar lotes de café de forma lenta, evitando o contato dos grãos com o chão.
Além, de evitar a fermentação da polpa do grão. A água da chuva ou o orvalho da madrugada passam pelos vãos da tela, evitando umidade no grão e com o equipamento não necessita de enleirar o café, à tarde, reduzindo a mão de obra.