Programa de Resistência e Cidadania forma 800 alunos da rede municipal de ensino

As escolas municipais de Linhares vivenciaram um momento especial com a formatura do Programa de Resistência e Cidadania (Preci), realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, nesta terça-feira. O evento, que teve como objetivo promover a conscientização sobre a importância da segurança e da cidadania entre os jovens, contou com a participação de alunos, pais e agentes de segurança, como a Guarda Civil Municipal, Policia Militar, e do Exercito Brasileiro.

Ao todo, 800 alunos – 400 no turno matutino e 400 no turno vespertino – participaram da formatura. Eles são estudantes das Emef’s Manoel Martins (Pontal do Ipiranga), Antônio Fernandes De Almeida (Interlagos), Profª Maria da Penha Pazito Ventura (Interlagos), Profª Maria Aparecida Lavagnoli (Interlagos), Roberto Moreira (Araçá), Prefeito Roberto Calmon (Aviso), Presidente Castelo Branco (Centro), Profª Eliana Correa Pinafo (Bebedouro).

Os diplomas conferidos aos formandos simbolizaram não apenas o término do programa, mas também o reconhecimento do esforço e aprendizado adquiridos ao longo de sua participação. Além disso, todos os alunos foram agraciados com medalhas, que representam seu comprometimento em aprender e aplicar os valores transmitidos pelo Preci.

A solenidade contou com a presença de autoridades locais, entre elas o secretário de segurança pública, Coronel Jones Mattos, e a secretária de educação, Maria Penha Valani Giuriato, que parabenizaram os estudantes pelo compromisso com a formação integral, ressaltando a importância da educação e da consciência cidadã para o desenvolvimento de uma sociedade mais segura e justa.

“É um programa que trabalha com a prevenção. Quando você trabalha com a prevenção, você tem um resultado melhor, um alcance melhor. A gente trabalha nessa faixa etária de 5º e 6º anos, que é quando as crianças estão mais vulneráveis, quando as fampilias deixam de ser a referência e os colegas passam a ser a referência. Então nessa hora que entra a equipe do Preci.”, destacou o secretário de segurança pública, Coronel Jones Mattos.

“É nosso dever identificar quais ações impactam na vida dos nossos estudantes. Não se esqueçam que o futuro, o amanhã, é resultado daquilo que hoje vocês estão aprendendo. Com toda a convicção, vocês vão saber dizer ‘sim’ e dizer ‘não’. Vão saber fazer escolhas. Boas escolhas. Que vocês possam estar, por meio esse programa, fortalecidos para identificar aquilo que vocês precisam para suas vidas.”, disse a secretária de educação em discurso aos alunos, Maria Penha Valani Giuriato.

Apesar da ausência do prefeito Bruno Marienelli, que se encontrava em compromisso fora do município, ele enviou uma mensagem em vídeo parabenizando os formandos pelo empenho e dedicação ao programa. Sua presença foi marcada por palavras de estímulo e encorajamento aos estudantes que concluíram essa etapa importante de suas vidas.

Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade realizar a leituras de poemas relacionados ao Programa. Além disso, realizaram uma apresentação musical, demonstrando não apenas seus talentos, mas também a união e cooperação desenvolvidas durante o programa.

A comunidade escolar e os pais dos formandos prestigiaram com entusias o evento, demonstrando apoio e reconhecimento aos jovens que se destacaram por seu empenho e dedicação para se tornarem agentes multiplicadores dos valores e conhecimentos adquirido, levando a importância da resistência às drogas, da cidadania e da promoção de um ambiente seguro e saudável para todos.

O Preci

O Programa de Resistência e Cidadania é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que busca fortalecer os laços entre a comunidade escolar e as forças de segurança, com o objetivo de construir uma sociedade mais consciente e engajada na promoção da paz e da cidadania.

Veja fotos da formatura: