Notícias

Linhares institui Câmara Setorial de Gastronomia

O prefeito de Linhares Guerino Zanon participou na noite dessa segunda-feira, dia 15 de abril, da assinatura que instituiu oficialmente a Câmara Setorial de Gastronomia da cidade (Caseg), ligada à Câmara de Dirigentes Lojistas do município (CDL). A cerimônia contou com as presenças da diretoria da CDL, proprietários de restaurantes e membros da Caseg. Juntos, os restaurantes que integram a Câmara são responsáveis pela geração de 200 empregos diretos. Hoje, o setor de bares e restaurantes de Linhares emprega 1 mil trabalhadores.

Guerino destacou que a gastronomia fomenta o turismo, valoriza a agricultura e o produto local e gera emprego e renda. Ele parabenizou a iniciativa e colocou a gestão municipal a disposição da Caseg para dialogar sobre cursos para a qualificação e aprimoramento da mão-de-obra que atenda as necessidades do setor, como atendimento e cozinha.

"A correta valorização da identidade gastronômica linharense e um novo modo de entender suas riquezas podem afetar positivamente toda a economia do Município. A Prefeitura está a disposição paea atuar de mãos dadas na conscientização dos linharenses quanto ao seu potencial até a promoção da gastronomia local, uma vez que o Município possui um festival de gastronomia, que em sua primeira edição, conseguiu ser reconhecido em todo o Espírito Santo", frisou Guerino. 

Segundo Jhullia Maria Américo Schvambach, presidente da CDL, a CASEG é um braço da Câmara de Dirigentes Lojistas e veio para fortalecer a gastronomia da cidade. "A CASEG é resultado real de que a união faz a força. Junto com seus membros, nós da CDL poderemos identificar quais são as necessidades e também os pontos positivos desse setor para que possamos fortalece-lo ainda mais", disse.

"Não somos concorrentes, somos amigos e por isso precisamos nos unir!", ressaltou o coordenador da CASEG, Tiago Bacheti. "Nosso objetivo com a câmara setorial é se unir, não apenas para promover eventos, como o festival gastronômico, mas também conseguir benefícios, como por exemplo, realizar compras em grande escala para conseguir melhores preços", garantiu o coordenador.

Atualmente, a CASEG conta com 22 restaurantes participantes, um grupo que já era organizado antes, mas a ideia da instituição é que a partir de agora todos os estabelecimentos do setor gastronômico de Linhares possam fazer parte da câmara e, assim, ser cada vez mais forte.