sexta-feira, 30 de maio de 2025
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Ouvidoria Municipal: um canal aberto para ouvir a população de Linhares

“O cidadão é nosso consultor gratuito. Ele sabe onde está o problema. Às vezes, sabe até como resolver e aponta soluções. Não tenho dúvidas de que a ouvidoria é uma grande aliada para a construção de políticas públicas eficientes”. A declaração é do Ouvidor da Prefeitura de Linhares, Vinícius Cipriano Ramos.

Saber ouvir e extrair daquela simples demanda uma sugestão de melhoria ou de correção dos rumos da gestão é um dos propósitos da Ouvidoria-Geral do Município (OGM) que funciona na sede da Prefeitura de Linhares, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

A OGM é um órgão vinculado à secretaria municipal de Controle e Transparência (Secont) e funciona como um canal aberto para aproximar o governo da população, atendendo exclusivamente assuntos relacionados à prestação de serviços pelo Executivo municipal.

Atualmente, o cidadão pode acionar a Ouvidoria Municipal por meio de cinco canais: por e-mail ([email protected]), internet (site da prefeitura), presencialmente (sede da prefeitura), por whatsapp e telefone fixo.

Depois de recebida, começa a apuração para uma resposta final ao cidadão, com um prazo que pode variar entre 15 e 30 dias.

Quais os tipos de manifestações?


Sugestão: apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços públicos prestados por órgãos e entidades da administração pública municipal;


Elogios: demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido;


Solicitação:  pedido para adoção de providências por parte dos órgãos e das entidades administração pública municipal;


Reclamação: demonstração de insatisfação relativa à prestação de serviço público e à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desse serviço;


Denúncia: ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes;


Quem pode se manifestar?


Qualquer pessoa, física ou jurídica. “Quando a pessoa se identifica o sistema da prefeitura dá toda a condição para o usuário acompanhar o processo por e-mail. O usuário fica sabendo onde exatamente seu processo está. Em caso de denúncias anônimas o encaminhamento é feito, mas o cidadão não consegue acompanhar”, explicou o Ouvidor-geral do Município, Vinícius Cipriano Ramos.


Quais os canais de atendimento?


Whatssap: (27) 98179-0477 (só mensagem)
Telefone: (27) 3372-6808
E-mail: [email protected]
Site da Prefeitura Municipal de Linhares, no link: https://linhares.es.gov.br/ouvidoria/
Endereço: Prefeitura Municipal de Linhares – Avenida Augusto Calmon, 790, no centro da cidade.