quinta-feira, 29 de maio de 2025
Notícias

Hospital Geral de Linhares reativa serviço que protege pacientes contra infecções

À frente do serviço está o médico infectologista Fernando Aché, junto com uma equipe de enfermeiros do hospital. Foto: Secom/Felipe Reis.

Depois de sete anos sem funcionar, o Hospital Geral de Linhares (HGL) reativou um serviço essencial para a segurança dos pacientes: o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Desde abril deste ano, a equipe está novamente atuando em diversas frentes para tornar o ambiente hospitalar mais seguro, desde a qualidade da água até os cuidados com a limpeza e alimentação.

O SCIH é obrigatório em todos os hospitais do Brasil, e sua principal função é prevenir infecções que podem surgir dentro do ambiente hospitalar. À frente do serviço está o médico infectologista Fernando Aché, junto com uma equipe de enfermeiros do hospital.

A atuação do SCIH é minuciosa: eles acompanham a qualidade da água desde a chegada pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Linhares, até o ponto de uso dentro do hospital.

Também orientam sobre os cuidados com a limpeza, fiscalizando o uso correto de materiais como rodos, vassouras e panos, evitando que bactérias sejam transportadas de um setor para outro. A alimentação dos pacientes também é observada em parceria com a equipe de nutrição.

“O nosso trabalho tem ligação com várias áreas do hospital — do setor de esterilização ao de imagem. Tudo isso ajuda a reduzir os riscos de infecção”, explica Fernando Aché.

Entre as ações educativas do SCIH estão as orientações simples, mas poderosas, como a higienização das mãos. Visitantes são orientados a lavar as mãos antes e depois de visitar um paciente, usar calçados fechados e trocar de roupa ao chegar em casa. Essas atitudes ajudam a evitar a chamada “transmissão cruzada” de germes.

O diretor-geral do HGL, Alexandre Marim, destaca a importância da retomada desse serviço. “A atual administração planejou a reabertura do setor, que é imprescindível no ambiente hospitalar. O mais importante é que agora temos um serviço ativo, que traz mais segurança tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Isso reflete diretamente na qualidade do tratamento oferecido”, afirmou.

Com a reativação do SCIH, o hospital passa a contar com dados e estatísticas sobre infecções, o que ajuda na tomada de decisões e em ações preventivas mais eficazes. Além disso, a equipe realiza campanhas educativas com profissionais da saúde, pacientes e seus familiares, promovendo um ambiente cada vez mais protegido.