Prefeitura de Linhares inicia entrega de uniformes escolares para os alunos matriculados na rede municipal de ensino

Os alunos matriculados na rede municipal de ensino de Linhares começaram a receber nesta segunda-feira (5) os uniformes escolares. Na tarde desta quinta-feira (8), os uniformes foram entregues aos pais ou responsáveis no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Alegria do Saber, no bairro Santa Cruz. São mais de 100 mil peças que serão entregues nas unidades de ensino dos bairros e do interior.
A secretária municipal de Educação, Rosinéia Bergamaschi, explicou que há uma logística intensa para que a distribuição desse material nas 97 escolas do município aconteça de forma eficaz. As equipes do almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação (Seme) se organizam para que os prazos sejam cumpridos.
Depois, nas unidades de ensino, as equipes escolares, juntamente com os Conselhos de Escola, trabalham para fazer a entrega dos kits com os uniformes para os pais ou responsáveis pelo estudante da educação infantil e da educação fundamental. No ato da entrega, cada família deverá assinar um termo de compromisso e responsabilidade pelo recebimento das peças do uniforme. Todos os 28 mil alunos matriculados na rede recebem o kit uniforme.
O kit uniforme é composto de dois conjuntos de camisa e bermuda (ou short-saia).

Garantir o kit uniforme aos estudantes matriculados nas escolas da Prefeitura é uma iniciativa estratégica para favorecer a organização eficiente das unidades de ensino e das famílias além de proporcionar um ambiente escolar mais acolhedor e equitativo durante o ano letivo.
O prefeito de Linhares Lucas Scaramussa explica que as equipes da secretaria municipal de Educação já iniciaram o procedimento licitatório para que em 2026, os uniformes sejam entregues logo no início do ano letivo e ainda com mais qualidade e mais completo com a inclusão mochila e jaqueta para os alunos dos anos iniciais, tênis e kit escolar para todos, e calça para os anos finais.
“Não é só isso! Enviamos para o legislativo a proposta de desburocratização do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), o que vai possibilitar que a Prefeitura repasse até o dobro dos recursos que hoje são repassados diretamente para os conselhos escolares, e que são muito importantes para a independência das políticas educacionais, o custeio de atividades pedagógicas e manutenções de rotina nas escolas durante o ano”, disse o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Rosinéia Bergamaschi, enfatizou que o uniforme é um item extremamente importante. “O uniforme é uma peça de uso obrigatório e garante a identidade dos alunos, reforça o sentimento de pertencimento à escola e é fundamental para a segurança do estudante, além de proporcionar uma economia para as famílias”.
A secretária pediu a colaboração das famílias e alunos para que os uniformes sejam utilizados apenas no horário e no âmbito da escola. “Além de ser uma forma de cuidar das peças e conservá-las, também é muito importante para garantir a segurança dos alunos que o uso do uniforme seja feito apenas no horário escolar. Um aluno usando o uniforme fora do horário de aula pode parecer, por exemplo, que saiu da unidade indevidamente ou sem autorização”, pontua.
Satisfação
Na tarde desta quinta-feira, dia 8, a diretora do Ceim Alegria do Saber, no bairro Santa Cruz, Ana Santos destacou a importância dos uniformes para a rotina escolar das crianças. “O uniforme possibilita que a cidade, o bairro cuide do estudante. Todos reconhecem quem é estudante da rede municipal de Linhares e todos devem se atentar para que todo o acesso a ele seja permitido com prioridade”, salientou.
Entre as mães presentes na escola, Jaciele Teodoro Nascimento, ficou bem feliz ao receber o kit uniforme. “O tecido é de ótima qualidade e para nós pais é uma tranquilidade porque nossos filhos estão identificados com a escola além da economia já que não precisamos comprar as peças”, disse.






