Maio Furta-Cor: Prefeitura fará caminhada de sensibilização sobre a saúde mental materna na Linha Verde no próximo sábado (10)
Na quarta-feira (7), o prefeito Lucas Scaramussa recebe as representantes do Movimento Maternar, que é apoiador da causa
Durante todo o mês de maio, o município de Linhares terá diversas ações da campanha nacional Maio Furta-Cor, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Os eventos serão realizados pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo, com o apoio do Movimento Maternar que busca fomentar uma cultura de bem-estar físico e mental materno, por meio da disseminação de informações baseadas em evidências científicas.
Por seu compromisso com a saúde mental perinatal, o Movimento é um entusiasta e apoiador do Maio Furta-Cor no município de Linhares, contribuindo ativamente para a construção de uma rede de cuidado, escuta e acolhimento às mães.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), toda mulher está suscetível a desenvolver transtornos mentais durante a gravidez e no primeiro ano após o parto. A cada cinco mulheres, uma tem, pelo menos, um episódio de transtorno mental – como depressão e ansiedade – na gravidez ou até um ano depois do nascimento do bebê.
Em Linhares, a Lei Municipal 4120 institui de forma oficial o Maio Furta-Cor. E como forma de ampliar a causa, o prefeito Lucas Scaramussa irá receber em seu gabinete, na sede da Prefeitura, as representantes do movimento no Município para assinar o decreto que institui nas empresas sediadas em Linhares o Selo Furta-cor, como formar de incentivar ações internas que fortaleçam iniciativas sobre a saúde mental materna.

Na quinta-feira, dia 8, uma sessão solene na sede da Câmara Municipal de Linhares – a Sessão Furta-cor, proposta pelo vereador Professor Antônio César, autor da lei municipal 4120, vai reunir os representantes e integrantes do movimento para uma noite de homenagens. A sessão é aberta ao público e aos interessados em abraçar a causa.
No sábado, dia 10, às 7 horas, uma caminhada na Linha Verde, na Lagoa do Meio, vai celebrar o movimento Maio Furta-cor em Linhares com um café da manhã de acolhimento, serviços gratuitos de saúde com a presença do ônibus do Naps, da secretaria municipal de Saúde, aula de dança, oficina de molde vazado em pano de prato e pintura de rosto para as crianças. A atividade é gratuita e aberta ao público.
Uma das entusiastas e apoiadora do campanha Maio Furta-cor em Linhares e idealizadora do Movimento Maternar, a psicóloga clínica e obstétrica Lorena Bassi Capucho, destaca que quando se pensa no nascimento de um bebê, logo vem à mente a saúde e os cuidados necessários com o recém-nascido, no entanto, normalmente se esquece da saúde e dos cuidados com a mãe, inclusive da saúde mental dela, que passa pelo puerpério, um período difícil, de restrições e adaptações.
“A saúde mental materna diz respeito ao bem-estar mental, equilíbrio emocional e a capacidade de lidar com os desafios associados à maternidade, incluindo a gestação, parto, pós-parto, bem como a maternidade por adoção, e até mesmo a mulher que está tentando engravidar e ainda não conseguiu”, destaca.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Phablo Gabriel, a maternidade é um período de grandes mudanças hormonais e novas adaptações na vida da mulher. Com a sobrecarga de responsabilidades e a falta de apoio emocional, esse momento se torna um desafio para a saúde mental dessas mulheres.
“A saúde mental materna é uma questão que precisa ser amplamente discutida. É fundamental fornecer políticas públicas e programas para auxiliar as mulheres no período de gestação, parto e puerpério, pois essas fases propiciam o quadro de estresse, ansiedade e depressão”, disse.
O prefeito Lucas Scaramussa pontua que ao assinar o decreto regulamentando o Selo Furta-cor, o Município amplia o diálogo com toda a sociedade e iniciativa privada para tratar de um assunto de interesse de todos, pois vai muito além de uma questão individual, diz respeito às politicas públicas de cuidado com a mãe, família e bebê.
“Ações conjuntas entre as diversas áreas da saúde com toda a sociedade e trazendo a iniciativa privada para contribuir com o debate serão fundamentais para fortalecer e promover a saúde mental das mães linharenses”, finalizou o prefeito.
Sobre o Maio Furta-Cor
A iniciativa visa a sensibilizar a população para o cuidado da saúde mental materna. Furta-cor faz menção ao espectro da maternidade, alterando-se a depender da luz à qual é submetido.
Maio foi escolhido por, no Brasil, estar ligado às mães. A campanha nasceu em 2021, a partir das problematizações ocasionadas em virtude da pandemia de covid-19.