Conquista: cirurgias oftalmológicas passam a ser feitas no Hospital Geral de Linhares (HGL)
Entre as cirurgias estão as de catarata; somente no fim de semana 360 pacientes realizaram o procedimento evitando o deslocamento até a cidade de Baixo Guandu
Mais uma grande conquista para a saúde de Linhares. Depois dos exames de endoscopia e colonoscopia, chegou a vez das cirurgias oftalmológicas serem realizadas também no município. Em mais uma parceria entre a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, e o Governo do Estado, os procedimentos começaram a ser realizados no Hospital Geral de Linhares (HGL).
Antes, todos os pacientes que precisavam realizar as cirurgias eram levados até a cidade de Baixo Guandu. A conquista traz mais comodidade e segurança para os pacientes que não precisam mais acordar de madrugada e enfrentar horas de estrada para realizarem os procedimentos.
O HGL foi estruturado e ganhou duas salas de espera e uma sala clínica e no centro cirúrgico, duas salas cirúrgicas para a realização dos procedimentos oftalmológicos, entre eles os de catarata. Somente neste fim de semana 360 pacientes serão contemplados com os procedimentos.
Na sexta-feira foram realizados 90 procedimentos, no sábado, 150 procedimentos e no domingo, 120 procedimentos cirúrgicos. Após a cirurgia, os pacientes passam por revisão na Rede Cuidar, no bairro Três Barras, também em Linhares.

Os pacientes contemplados com as cirurgias são referenciados pelas unidades básicas de saúde para consulta com o médico oftalmologista. Caso haja a necessidade de cirurgia, o paciente é inserido na regulação municipal para a realização do procedimento no HGL.
“Mais uma conquista da saúde que nasceu de uma parceria entre o Município e o Governo do Estado. O nosso objetivo é ampliar o acesso às cirurgias oftalmológicas e reduzir o tempo de espera pelo procedimento, garantindo mais conforto e comodidade para os pacientes que antes precisavam ir para Baixo Guandu. Quem ainda não tem diagnóstico deve seguir o fluxo do Sistema Único de Saúde (SUS) para acesso ao serviço: ir até a unidade de saúde mais próxima de sua residência, ser avaliado pelo médico e encaminhado para o especialista. Após esta avaliação, se for necessário cirurgia, o paciente será encaminhado para a regulação municipal para a realização do procedimento no HGL”, explica o secretário municipal de Saúde, Phablo Gabriel.
O prefeito Lucas Scaramussa ressaltou a importância da disponibilização dos procedimentos na área da saúde mais perto da casa dos pacientes linharenses. “Estou feliz, somente num fim de semana mais de 360 procedimentos oftalmológicos foram realizados. Pessoas que tinham que se deslocar para outra cidade em longas viagens por uma simples consulta e que depois tinham que repetir as mesmas viagens para a cirurgia e para a consulta de revisão, agora podem fazer tudo isso aqui em Linhares, com conforto e perto de casa. Mais uma meta cumprida com muito esforço e dedicação da nossa equipe, em união e parceria com o Governo do Estado, uma realização que nos enche de orgulho”, disse.