Notícias

Gripe: vacina está disponível em 32 unidades de saúde de Linhares

A vacina está disponível nas unidades de saúde, de segunda a sexta, das 7 às 16 horas.

A secretaria municipal de Saúde continua aplicando a vacina contra a gripe em 32 unidades de saúde dos bairros e do interior, das 7 às 16 horas. Até o momento, Linhares vacinou 8.270 pessoas dos grupos prioritários. A meta é imunizar 42.909 pessoas, ou seja, 90% do público -alvo. Até o momento, Linhares atingiu 9,06% de cobertura vacinal em crianças, 20,43% do público 60+ e 21,31% de gestantes.

A vacinação contra a Influenza deverá ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

A vacina foi incorporada ao calendário nacional diferente de anos anteriores e pela primeira vez ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.

As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação:  A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.

“A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde”, destaca Ruthleia Gerhardt Vieira, Coordenadora de Imunização da secretaria municipal de Saúde.

Documentos comprobatórios

Para tomar a dose, é preciso levar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde.

Os portadores de doença crônica deverão apresentar um documento que comprove a sua situação de saúde (laudo médico). 

Os demais grupos deverão apresentar um documento que comprove sua vinculação ativa, de acordo com o serviço.