Dente Escola: crianças do Ceim Enock de Freitas, no Juparanã, recebem projeto de saúde bucal

Os cuidados com a saúde bucal devem iniciar na primeira infância e quanto mais cedo, melhor. Por isso, o Projeto Dente Escola, executado pela dentista Marcielli Tonini Venturini, que integra a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), da Unidade Básica do bairro Três Barras, realiza um trabalho educativo com as crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil Municipal (ceim) Enock de Freitas, no bairro Conjunto Juparanã.
O projeto, iniciado em fevereiro deste ano, aproxima a escola da família e os pais foram reunidos para conhecer o objetivo do Dente Escola e como ele seria executado. A importância da higiene bucal é repassada para as crianças de forma lúdica, adaptada de acordo para cada idade.
Durante a atividade, há uma avaliação clínica da dentista, e caso haja necessidade, já é realizado o agendamento e encaminhamento da criança para tratamento na Unidade de Saúde do bairro.
A odontóloga Marcielli Tonini Venturini utiliza o modelo de uma boca e uma super escova de dentes para ensinar as crianças como fazer a higiene. No contato com os pequenos, a dentista pergunta quem escova os dentes, convida algumas crianças para demonstrarem como os escovam e passa as informações do quanto é importante cuidar da higiene bucal. A interação é constante durante toda a ação.

“Além de você mexer com o imaginário das crianças, nós inserimos boas práticas de saúde bucal, como incentivá-las a escovar os dentes após as refeições. As crianças têm uma resposta muito boa com a interação lúdica e já começam a perder o medo de ir ao dentista”, explica Marcielli.
A diretora do Ceim Enock de Freitas, Juçara Furlan, acompanha de perto a ação e destaca a relevância do projeto. “Eles ficam encantados com a boca e a escova apresentadas pela dentista. A interação acontece em todos os momentos. Nós agradecemos muito a Marcielli pela iniciativa de ter nos abordado para executar o projeto Dente Escola e quanto a ação é importante para a saúde bucal dos nossos pequenos”, comenta.
Para a secretária de Educação de Linhares, Rosinéia Bergamaschi, o resultado confirma a necessidade de seguir com o projeto, pois o trabalho de conscientização é fundamental para assegurar a saúde bucal na primeira infância e nas próximas fases da vida.