Ouvidoria-Geral do Município amplia canais de comunicação e desenvolve projetos para aprimorar serviços ao cidadão
A Ouvidoria-Geral do Município implementa novos projetos para estimular a participação social e melhorar os serviços oferecidos pelo Executivo municipal ao cidadão. A iniciativa envolve a ampliação da divulgação dos canais de comunicação entre governo e coletividade, a fim de fomentar o controle público. Por meio desses canais, a população pode enviar solicitações, reclamações, elogios e sugestões de melhorias nos serviços públicos.
A OGM é um órgão vinculado à secretaria municipal de Controle e Transparência (Secont) e funciona como um canal aberto para aproximar o governo da população, atendendo exclusivamente assuntos relacionados à prestação de serviços pelo Executivo municipal.
Atualmente, o cidadão pode acionar a Ouvidoria Municipal por meio de cinco canais: por e-mail ([email protected]), internet (site da prefeitura), presencialmente (sede da prefeitura), por whatsapp e telefone fixo.
Depois de recebida, começa a apuração para uma resposta final ao cidadão, com um prazo que pode variar entre 15 e 30 dias.
A Ouvidoria Geral do Município capta as demandas, encaminha aos órgãos competentes e propõe melhorias para a gestão pública. “Acreditamos que a conscientização sobre a importância do exercício da cidadania é uma das ferramentas essenciais para a apresentação de respostas efetivas e úteis às necessidades e demandas de interesse público”, afirma o Ouvidor-geral do Município, Vinícius Cipriano Ramos.
Além disso, a OGM promoverá eventos de qualificação para os gestores de diversas pastas gestão pública. Por meio de parcerias com a Procuradoria-Geral do Município (PGE), serão abordados, entre outros temas, casos práticos sobre questões vinculadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“O objetivo é orientar aqueles que atuam no gerenciamento de demandas sobre prazos e procedimentos internos, visando qualificar os serviços”, explica Vinícius.
A OGM realiza, ainda, um levantamento nas áreas da educação, saúde, segurança pública, meio ambiente e assistência social, para a elaboração de projetos específicos que deverão ser implementados nesta gestão.
Entre janeiro e março deste ano, a Ouvidoria Municipal recebeu 216 demandas, entre denúncias, reclamações, elogios e sugestões à administração pública.
Para o secretário municipal de Controle e Transparência, Jardel Magnago, as ferramentas de gestão compartilhada aprimoram o controle social. “Gestão transparente, participação popular e cidadão consciente resultam em melhoria da gestão pública”, disse.
Ouvidoria
A Ouvidoria é o órgão de defesa do cidadão. Seus serviços são destinados a todo morador que tiver seus direitos prejudicados ou ameaçados por atos da administração pública. Por isso, sempre que for fazer alguma denúncia, recorra à Ouvidoria.
Esse contato pode ser feito pessoalmente na sede do órgão, que fica no prédio da Prefeitura de Linhares, no centro da cidade, de segunda a sexta, em horário comercial.
Como fazer
Pessoalmente
- Endereço: Prefeitura Municipal de Linhares – avenida Augusto Calmon, 790, no centro da cidade. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Pela internet
- Preenchendo o formulário no site por meio do link: https://linhares.es.gov.br/ouvidoria/
Por-email
A solicitação deve ser enviada para o endereço eletrônico: [email protected]
Pelo telefone
- Se você quiser dar sugestões, fazer reclamações ou solicitar serviços da Prefeitura, o canal é o 27 98179 0477 ou o 27 3372 6808, sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.