Prefeitura de Linhares realizará caminhada e mobilização contra a dengue no Interlagos no próximo sábado, dia 5

Dengue: o perigo é para todos. O combate é dever de todos! Por isso, no próximo sábado, dia 5 de abril, a partir das 7h30, com concentração no Estádio do Vasquinho, equipes da secretaria municipal de Saúde (Semus) de Linhares e da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), em parceria com a secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos, estarão no bairro Interlagos para uma caminhada de mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor de doenças graves como dengue, zika e chikungunya.
Dezenas de profissionais entre agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e estudantes do Centro de educação Infantil Municipal (Ceim) Chapeuzinho Vermelho, localizado no bairro Interlagos, percorrerão as ruas e as residências do bairro alertando e orientando a população sobre os cuidados necessários para prevenir a infestação do vetor e as doenças a ele associadas.
Além da entrega de panfletos educativos, a secretaria de Obras e Serviços Urbanos instalará dois contêineres para que os moradores sejam estimulados a fazer a limpeza dos quintais e depositar os resíduos e lixo acumulado nos reservatórios que estarão na frente do Estádio do Vasquinho.
Karina Casagrande, chefe da divisão de Riscos Ambientais e Controle de Zoonoses da Prefeitura de Linhares, ressalta que a participação da população é fundamental no combate ao mosquito que transmite a dengue, a zika e a chikungunya.
“Os estudos mostram que 80% dos focos do Aedes estão no interior das residências, principalmente em ralos de banheiro e reservatórios de água destampados, no lixo que pega chuva, na vasilha de água do animal que não é lavada. Por isso realizamos mobilizações como essa, para que a população se sensibilize e também faça parte desse movimento com o mosquito”, afirma Karina.
É importante destacar que a Prefeitura de Linhares realiza constantemente uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em escolas, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue.
“Essa será mais uma ação para garantir o cuidado e a qualidade de vida aos nossos munícipes. Precisamos do apoio e do engajamento de toda a sociedade no combate ao mosquito. A simples atitude de eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas semanalmente faz toda a diferença”, disse o secretário de Saúde de Linhares, Phablo Gabriel.
A participação popular é fundamental no combate ao Aedes aegypti, escolhendo um dia da semana para eliminar possíveis focos de mosquitos em sua residência ou trabalho.
Casos Confirmados
Até o momento, de janeiro a março, Linhares registrou 1.838 notificações de dengue, com 1050 casos confirmados. Em relação à chikungunya, são 11 notificações e 9 casos confirmados. Não há casos confirmados de zika no Município.
O bairro Interlagos é o que registra maior número de casos confirmados da doença, com 148 moradores diagnosticados com dengue, sendo 2 com o tipo mais grave da doença.