Linhares promove 5.a. Conferência Municipal da Pessoa Idosa com forte engajamento da comunidade

A população idosa no Brasil cresce em ritmo acelerado. Estimativas do IBGE apontam que, em 2046, a maior parte da população brasileira será formada por pessoas idosas. Em 2070, o percentual subirá para 37,8%, sendo que um em cada três brasileiros (as) terá mais de 60 anos.
Atualmente, de acordo com o Censo de 2022, Linhares possui uma população de 21.640 pessoas com idade acima dos 60 anos. No Censo de 2010, essa mesma população era de 11.905 pessoas.
Pensando nessa conjuntura, e em conformidade com a política nacional para o segmento, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 27, no salão paroquial da Igreja Matriz, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema nacional “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.

A conferência é um espaço de diálogo e construção coletiva de políticas públicas que garantem uma velhice digna e ativa e a abertura contou com a presença do prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, e do Padre Devaldo Lorençute que dirigiu um momento de oração.
A conferência abordou cinco eixos principais: financiamento das políticas públicas para ampliar e garantir os direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência; abandono social e familiar da pessoa idosa, participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e, por fim, consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado brasileiro.
“O principal objetivo do encontro é promover a participação social, visando a proposição de ações que possibilitem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável. Além disso, a iniciativa busca identificar os desafios do envelhecimento plural no município, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Geovana Marinot.
A conferência foi o espaço para a apresentação e construção de propostas para ações de equidade para a defesa, promoção e a proteção dos direitos e da cidadania das pessoas idosas. De acordo com a presidente do CMDPI, Jucélia Monteiro, este é um momento crucial para que se possa construir, de forma conjunta, políticas públicas efetivas para as pessoas idosas de Linhares.
“A participação dos representantes da política da pessoa idosas em nosso município é fundamental para que possamos construir propostas concretas e eficazes para a promoção do envelhecimento digno e saudável em nosso município. Juntos, podemos fazer a diferença”, enfatizou Jucélia.
O prefeito Lucas Scaramussa destacou que o tema deste ano, “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, nos convida a refletir sobre a importância de garantir que todas as pessoas idosas, em sua diversidade, tenham seus direitos respeitados e possam participar ativamente da sociedade.
“Com a implantação de políticas voltadas para esse público, o importante é conseguirmos levar o idoso para outros locais, de forma que sua experiência de vida e sua história com a cidade recebam a devida relevância. Os espaços que temos em Linhares são justamente para estimular o compartilhamento dessas informações, tão importante para as gerações mais jovens. Esse é o anseio de toda população idosa da nossa cidade, a inclusão, parabéns a todos por este momento”, finalizou.









