Profissionais de Linhares participam de curso sobre manejo clínico da tuberculose

Nesta quinta-feira (20), profissionais do Programa de Controle da Tuberculose de Linhares, que atuam no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), ministraram um Curso de Manejo Clínico da Tuberculose. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Anhanguera, no bairro Araçá, e visou atualizar e capacitar os profissionais de saúde sobre as melhores práticas no diagnóstico e tratamento da doença.
Kessy Bonicenha Brunetti, diretora do NAPS, destacou a importância do evento para o fortalecimento das ações de combate à tuberculose no município. “Este treinamento é essencial para os profissionais que estão diretamente envolvidos no atendimento aos pacientes com tuberculose. Além de promover a troca de experiências, foi uma oportunidade para discutir casos clínicos, tirar dúvidas e alinhar as ações no combate à doença. Foi um momento fundamental para aprimorarmos o conhecimento e as estratégias no enfrentamento da tuberculose”, afirmou Bonicenha.
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no próximo dia 24 de março, será um marco importante para o município. O NAPS realizará ações de conscientização e alerta sobre os sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce.
Situação da tuberculose em Linhares
Dados atualizados do Programa de Controle da Tuberculose indicam que, nos dois primeiros meses de 2025 (janeiro e fevereiro), foram registrados 17 novos casos da doença em Linhares, apresentando um aumento em relação ao mesmo período em 2024, onde foram registrados 15 novos casos da doença.
De acordo com Kessy Bonicenha, o aumento no número de casos é um reflexo das ações contínuas de conscientização e do trabalho conjunto entre profissionais de saúde e a população, já que a busca ativa e contínua dos casos sintomáticos que estavam subnotificados, propicia o diagnóstico precoce de novos casos, contribuindo para a interrupção da cadeia de transmissibilidade da doença. Assim, a vigilância deve ser mantida continuadamente, sendo fundamental que as pessoas fiquem atentas aos sintomas e procurem atendimento médico imediatamente. A tuberculose é tratável e curável, mas é necessário que o diagnóstico seja feito precocemente para evitar complicações”, alertou.
Sintomas e recomendação de busca por atendimento
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos. Os principais sintomas da doença incluem tosse persistente por mais de três semanas, com ou sem catarro, febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço excessivo e dor no peito.
Kessy Bonicenha Brunetti ressalta que, ao apresentar qualquer um desses sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde. “A detecção precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para curar a tuberculose e impedir a transmissão da doença para outras pessoas”, afirmou.
Tratamento gratuito em Linhares
A Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece tratamento gratuito e eficaz contra a tuberculose. O atendimento é realizado das 7h às 17h00, de segunda a sexta-feira, no NAPS, localizado no antigo Hospital Talma Drumond Pesta, no bairro Colina.
A tuberculose é uma doença curável, e o tratamento consiste no uso de medicamentos específicos, que devem ser seguidos rigorosamente pelo paciente por um período que pode variar de 6 a 12 meses. O acompanhamento médico durante todo o tratamento é essencial para garantir a cura e evitar recaídas.
Ações de conscientização no Naps
Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, no dia 24 de março, o NAPS realizará diversas atividades de conscientização, incluindo palestras, distribuição de material informativo e orientações sobre como identificar os sintomas e buscar tratamento adequado.
Além disso, a equipe de saúde estará disponível para realizar triagens e orientações à comunidade sobre a importância da adesão ao tratamento.