História da “Galinha Ruiva” inspira equipe do Ceim Enock de Freitas, no Juparanã, nos ensinamentos de cooperação e respeito às diferenças

O Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Enock de Freitas, no bairro Conjunto Juparanã, realizou na manhã dessa quarta-feira (19) uma atividade com as crianças das turmas de 1 a 5 anos, além de trabalhar valores como companheirismo e cooperação, promovendo a socialização e o respeito às diferenças, por meio da historinha da “Galinha Ruiva”, do escritor André Koogan Breitman.
A apresentação foi durante a abertura do projeto institucional: Resgatando Valores. A história versa sobre a necessidade da galinha fazer um bolo de milho e não encontrar quem se dispusesse a ajudá-la na tarefa de colher e limpar as espigas e ainda de moer o milho.
Ao contrário do que fala a história – com a galinha não encontrando ajuda – a equipe multidisciplinar da unidade de ensino trabalhou o tema em conjunto. As professoras, contaram a historinha através de uma apresentação teatral, ressaltando a importância da cooperação e demais valores morais e junto com as merendeiras fizeram um bolo que foi partilhado entre todos.
“Cada ato é uma lição de cooperação e trabalho em equipe, e nossas crianças aprendem que juntos podemos realizar grandes feitos. A história da Galinha Ruiva é um conto popular que ensina lições valiosas sobre trabalho em equipe, responsabilidade e recompensas pelo esforço”, explica a diretora da unidade de ensino, Juçara Furlam.
Resumo da História
A Galinha Ruiva encontra alguns grãos de trigo e decide plantá-los. Ela pede ajuda aos seus amigos – o Gato, o Cachorro e o Pato – para plantar, regar, colher e moer o trigo, mas todos se recusam a ajudar. Quando o pão está pronto, todos querem comer, mas a Galinha Ruiva decide que só ela e seus pintinhos, que trabalharam, merecem a recompensa.



