Estudantes da Emef Jocival Marchiori, no Residencial Rio Doce, terão aulas de violão
O projeto que é uma iniciativa do Instituto Cultural, Educacional e Filantrópico de Linhares terá início na próxima segunda-feira, dia 10 de março

Estudantes matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jocival Marchiori, que fica no Residencial Rio Doce, no bairro Aviso, contam com uma novidade no ano letivo: aulas de música!
E nada melhor que aprender música fazendo música, conhecendo e tocando violão, experimentando brincadeiras, explorando os movimentos corporais, numa verdadeira vivência musical, além do projeto apresentações kids.
O Projeto Social Residencial Rio Doce é uma parceria da secretaria municipal de Educação com o Instituto Cultural, Educacional e Filantrópico de Linhares (ICEF), da Igreja Evangélica Batista (IEB) em Linhares.
A entrega dos violões para os 10 estudantes que se matricularam no projeto aconteceu na tarde dessa quinta-feira, dia 6, pelo Pastor Jabes Menezes da IEB em Linhares e as aulas começam nesta segunda-feira, dia 10 de março, e seguem até o mês de dezembro.
“O projeto visa promover a educação musical, o desenvolvimento de habilidades, a disciplina e a difusão de valores importantes para a formação dos participantes”, explica o Pastor.
Os estudantes matriculados nas aulas de violão, entre 10 e 17 anos, terão aula uma vez por semana no contraturno escolar, pelo período de uma hora, sempre às segundas-feiras.
Já o projeto Apresentações Kids contempla crianças de 1 a 9 anos e de forma lúdica e acolhedora, tem o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela arte. A equipe do projeto, vestida de personagens infantis (bonecas), realiza palestras-show interativas, com músicas, brincadeiras e contação de histórias, criando um ambiente mágico e convidativo para as crianças.
Estão previstas duas apresentações no ano para a comunidade escolar e as famílias dos dois projetos.
“As Apresentações Kids são um convite mágico ao mundo da música e da arte, especialmente criado para crianças. Nossa equipe, vestida de personagens encantadores como bonecas falantes e músicos mágicos, transforma o espaço em um palco de sonhos. Através de palestras-show interativas, as crianças embarcam em uma jornada teatral, com apresentações cativantes, brincadeiras rítmicas e histórias encantadoras que despertam a imaginação e a criatividade. As apresentações são cuidadosamente planejadas para serem educativas e divertidas, com o objetivo de apresentar o projeto Residencial Rio Doce’ de forma lúdica e acolhedora, incentivando o interesse pela arte desde a primeira infância”, explica Silvana Bruneli Supelete, presidente do ICEF.
Para a diretora da Emef Jocival Marchiori, Tairine Batista de Oliveira Santos, a proposta das aulas de música e do projeto Apresentações Kids promovem autonomia, confiança e sentimento de pertencimento.
“Acredita-se que essa espontaneidade da criança e do adolescente, quando estimulada, seja um poderoso instrumento que desenvolve também qualidades preciosas como: a concentração, a coordenação motora, a acuidade auditiva, o respeito a si e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, entre outros aspectos que colaboram na formação do indivíduo”, ressaltou.
Para a secretária municipal de Educação, Rosinéia Bergamaschi, o universo que será explorado pelas crianças e pelos adolescentes nos dois projetos potencializarão o processo de alfabetização e de ensino-aprendizagem.
“É uma maneira de promover diferentes formas de obtenção de conhecimentos. Para tanto, deve-se trabalhar de forma alegre e lúdica, através de uma metodologia dinâmica, apropriada ao universo da educação. Através dessa vivência estaremos formando não só alguns talentosos artistas, mas também pessoas sensíveis a formas diversas de expressão”, explica a secretária.