Operação Cavalo de Aço aborda quase 300 motociclistas em Linhares

O Comitê Integrado de Fiscalização Força Pela Vida deflagrou, na última sexta-feira (21), a Operação Cavalo de Aço, com o objetivo de fiscalizar motocicletas a fim de reduzir o número de sinistros de trânsito, por meio da integração dos diversos órgãos de fiscalização e segurança e conscientização da população.
A Operação faz parte das ações adotadas pelo Governo do Estado para a redução de mortes no trânsito, que registraram aumento expressivo em 2024.
A Operação Cavalo de Aço aconteceu em dois pontos do bairro Interlagos, em Linhares e contou com agentes do Departamento de Trânsito e da Guarda Municipal Civil. Ao todo 283 motociclistas foram abordados, 74 foram autuados e 07 motos apreendidas e levadas para o pátio credenciado do DETRAN|ES.
Pelo menos 19 condutores não tinham Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e os donos das motos também foram autuados por entregar o veículo pra quem não tem CNH. Outros 2 estavam com a carteira vencida; 22 motos estavam sem o devido licenciamento, 3 estavam sem algum tipo de equipamento obrigatório e outros 2 condutores estavam com o escapamento da moto alterado.
Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), no ano passado, 973 pessoas perderam a vida no trânsito, sendo que metade foi vítima de acidentes envolvendo motocicletas.
“O objetivo dessa operação é proteger quem anda em veículo de duas rodas, que são os maiores atingidos por lesões no trânsito brasileiro”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares, Eduardo Costa Negro.
A Operação Cavalo de Aço contou com pontos de bloqueio e abordagem nos municípios de Vitória, Serra, Cariacica, Viana, Anchieta, Itapemirim e Linhares e mobiliza 114 servidores do Detran|ES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), Guardas Municipais, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e Corpo de Bombeiros.
