Notícias

Programa de Inseminação Artificial em bovinos traz bons resultados para os produtores rurais de Linhares

O Programa Municipal de Incentivo a Pecuária já atendeu através do “Mais Pecuária Brasil “ pelo menos 11 produtores rurais de Linhares. Fotos: Secom/Felipe Reis.

Pelo menos 16 animais resultado da Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF já nasceram em uma propriedade rural da Região de Córrego Doutor Jones, interior de Linhares.

A propriedade de Luzimar Borges, mais conhecido como Mazinho, faz parte do programa de IATF realizado através de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria Municipal de Agricultura e a CONAFER/BR.

O produtor busca melhorar geneticamente o seu rebanho e aumentar sua produção leiteira. “Hoje para mim, viver essa realidade me incentiva mais ainda a planejar, e acredito que a geração de animais que está nascendo, impactará na produtividade da minha propriedade, além de garantir a reposição das minhas matrizes”, disse Mazinho.

O Programa Municipal de Incentivo a Pecuária já atendeu através do “Mais Pecuária Brasil “ pelo menos 11 produtores rurais de Linhares.

Pelo menos 16 animais resultado da Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF já nasceram em uma propriedade rural da Região de Córrego Doutor Jones, interior de Linhares.

“Todos os materiais e produtos utilizados na aplicação da técnica, bem como o material genético (sêmen)são disponibilizados pelo programa para o produtor rural. O público-alvo são os pequenos produtores e os produtores familiares”, explicou a médica veterinária que atua na secretaria municipal de Agricultura, Marcela Durão.

Os produtores rurais interessados devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares, na Avenida Augusto Calmon, 1.675, no Centro de Linhares, das 8 às 11h e das 13h às 16h, ou através do numero (27) 98103-0762.

Depois do cadastramento do produtor, a equipe da secretaria vai até a propriedade averiguar as condições mínimas para a execução do programa e para possíveis orientações ao produtor. Em seguida, é agendada o protocolo de IATF nos animais.