Pacientes começam a ser atendidos por teleconsultas em Linhares

A professora de natação Eva Alves foi uma das 20 pacientes atendidas pelo programa de teleconsultas do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Linhares, na manhã desta segunda-feira (17).
Ela foi atendida online por uma hematologista, que estava em Vitória. O atendimento inicial começou na Unidade de Saúde do bairro Lagoa do Meio, em Linhares.
“Estou surpresa com essa novidade em Linhares. Sou cardiopata e estou fazendo um acompanhamento com alguns especialistas porque tive duas tromboses. Se não tivesse essa consulta aqui, talvez teria que ir para Grande Vitória”, disse a professora.
A teleconsulta atende os pacientes já inseridos no Sistema de Regulação Ambulatorial. Segundo a secretaria municipal de Saúde, serão ofertadas 49.970 teleconsultas em 24 especialidades médicas na região central, que inclui a cidade de Linhares.
“A teleconsulta vem ajudar a diminuir a fila de espera, que tínhamos dificuldades de oferecer aqui no município. Essa é uma parceria entre a prefeitura de Linhares e o Governo do Estado. A teleconsulta será ampliada para outras unidades de saúde da cidade”, afirmou o secretário de Saúde de Linhares Phablo Gabriel.
A previsão é que as Unidades de Saúde dos bairros Colina, Canivete, Aviso, Interlagos 2 e Bebedouro recebam, em breve, as teleconsultas. As unidades serão polos de atendimentos, mas que irão contemplar pacientes referenciados em todas as unidades básicas de saúde do Município.
A professora Eva Alves, que esperava por três meses a consulta aprovou a tecnologia em saúde. “Fiquei surpresa com o atendimento. A médica foi muito atenciosa e solicitou exames. Uma enfermeira ficou comigo! Agora vou fazer os exames e voltar na mesma médica para avaliação”.