Educação: profissionais participam de encontro para fortalecer Educação Básica do Município

Promover o desenvolvimento da Educação Básica e fortalecer o desempenho dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática das escolas da rede municipal do Espírito Santo. Com esse propósito, os profissionais da Secretaria de Educação de Linhares participaram do II Encontro do Arranjo de Desenvolvimento da Educação – ADE Piraquê-Açu, focado no fortalecimento do ensino do 6° aos 9° anos. A reunião aconteceu no município de Fundão.

A secretária de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, informou que o foco do programa é a formação integral de estudantes nas diferentes etapas da vida, considerando os aspectos intelectual, físico, emocional, cultural e social.

“A atuação ocorre por meio da qualificação profissional de educadores de escolas públicas, da articulação intersetorial entre educação, saúde e assistência social e do estímulo para que famílias e comunidades se envolvam mais na vida escolar”, disse a secretária.

O Programa Suzano de Educação assume duas frentes: a formação de profissionais da Educação – com o compromisso de fortalecer a gestão democrática da escola, na qual todos os membros da comunidade educacional como gestores, coordenadores, professores, pais ou responsáveis, familiares, alunos, são envolvidos e consultados nos aspectos organizacionais da escola; além da ampliação da participação e engajamento da sociedade.

Neste encontro, estiveram presentes os profissionais do município de Aracruz, João Neiva, Linhares e a anfitriã Fundão, para compartilhar o trabalho desenvolvido em arranjo, socializar as atividades executadas e traçar novas estratégias. Foram dois dias de trabalhos, com discussões pertinentes aos municípios.

De Linhares também estiveram presentes a diretora pedagógica da Secretaria de Educação do Município, Mayara Vitoraci Viana; os técnicos pedagógicos, Anazilda de Oliveira Firme Costa Dias, Alzira Maria Santos Fehlberg, Célia Passos de Souza Durão Paiva, Aurimar Bianchi Junior e assistente social da Orientação Psicossocial de Acolhimento e Intervenção Escolar (Opaie), Karoline França Santos; e da coordenadora de projetos e coordenadora Operacional da Busca Ativa Escolar, Simoni Belizario Faroni Pedroni.