Diretores da rede participam do 1º Seminário da Gestão Escolar dos Municípios do ES

A Secretaria de Educação de Linhares organizou o 1º Seminário da Gestão Escolar para Municípios, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Sedu). Os diretores participaram do encontro ministrado pela Dra. em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas, Filomena Siqueira, que abordou o tema “BNC em destaque: o papel inspirador do diretor escolar para uma liderança pedagógica transformadora”.

A pedagoga Wanderleia Fabiani de Aguiar Giovanelli, responsável pelas formações presenciais que acontecem na Secretaria de Educação, pontuou que a formação fortalecerá as habilidades como gestor escolar, e, também, as equipará para enfrentar os desafios do século XXI de maneira eficaz e inovadora.

“A Formação em Gestão Escolar é focada nas dimensões essenciais para o sucesso educacional de nossas instituições. Este programa adota uma metodologia híbrida, combinando a conveniência da plataforma autoinstrucional do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), com encontros presenciais enriquecedores”, destacou.

As trilhas formativas na plataforma do Cefope, direcionadas aos diretores escolares, técnicos e assessores do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), instituído em 2017, são baseadas em três eixos de gestão: Liderança Educacional, Liderança Inspiradora e a Liderança Organizacional para fortalecer a liderança que cada um exerce na rede municipal.

“Na plataforma os profissionais terão acesso a conteúdos atualizados, recursos interativos e casos de estudo que refletem desafios reais da gestão escolar contemporânea. Este ambiente digital proporciona flexibilidade para que cada participante ajuste seu ritmo de aprendizado conforme sua disponibilidade, garantindo assim uma absorção completa dos conhecimentos”, ressaltou a Wanderleia.

Além da plataforma on-line, os encontros presenciais são peças fundamentais na abordagem formativa. “Neles, os diretores têm a oportunidade de conectar-se pessoalmente, compartilhar experiências, debater estratégias e receber orientações diretas de especialistas no campo da educação. Estes encontros são momentos valiosos para a consolidação do aprendizado teórico em práticas eficazes de gestão, adaptadas às especificidades de cada contexto escolar”, concluiu a formadora.