Festa da Colheita da Uva foi um sucesso em São Rafael e visitas ao parreiral são encerradas

A Festa da Colheita da Uva em São Rafael foi um sucesso e as uvas já se esgotaram durante a programação neste final de semana. Mais de 2 mil quilos da fruta foram comercializados entre os turistas que visitaram o parreiral do produtor Giovani Rigoni, na Comunidade São Judas, que integra o Polo Alto São Rafael, no Programa Municipal de Fruticultura de Linhares.

O produtor Giovani Rigoni comemorou o sucesso da colheita. “Vendeu muito bem, foi muito rápido. Nunca vi tanto turista assim, acho que foi um dos anos que mais passou turista no fim de semana”, informando que a próxima colheita está prevista para o mês de dezembro.

Durante a programação também aconteceu o Dia de Campo da Uva que abordou temas importantes sobre a cultivar como “Produção e comercialização de vinhos”, “Tendências no mercado de frutas e a qualidade exigida” e “Identificação e manejo das principais doenças e pragas da videira”. O dia de campo contou com o apoio da Brapex, Senar, Sindicato Rural de Linhares, Sebrae, Afeag e Vinícola Ziviani e Fitoclin.

“A colheita foi um sucesso e estamos felizes que um planejamento feito em 2018 está gerando frutos e gerando renda ao produtor em pequenas porções de terra, além de movimentar o agroturismo em toda a região. Muitas pessoas que não conheciam um parreiral tiveram a oportunidade de conhecer turistas de outras localidades, as pessoas que moram na cidade, puderam prestigiar as belezas do nosso interior”, comentou o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

O evento, que já virou tradição em Linhares, contou além da visitação ao parreiral, com apresentação musical, quadrilha e feira de produtos. O secretário de Agricultura de Linhares, Fabrício Fardin, pontuou que a festa foi um sucesso, um ambiente festivo e familiar que vai ficar marcado para a comunidade.

“A uva foi totalmente comercializada até o início da tarde de domingo, extrapolando as expectativas do produtor. Além disso, foram realizadas diversas atividades interativas sobre agricultura e vinicultura, vitrines de máquinas agrícolas com exposição de tratores e implementos agrícolas, muita música e alegria compartilhada. É sempre gratificante ver a comunidade se unindo em torno de eventos tão importantes para promover a região”, disse o secretário.