Estudantes de escola do Interlagos recebem projeto sobre lagoas de Linhares que une tecnologia à preservação ambiental

A primeira Mostra Escolar do projeto “Conhecer para pertencer: lagoas de Linhares”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares foi um sucesso. Os estudantes da Emef Antonio Fernandes de Almeida, no bairro Interlagos, participaram de diversas atividades que uniram tecnologia à preservação ambiental. O Ifes Campus Linhares é parceiro do projeto.

Durante o evento, os estudantes exploraram as lagoas urbanas de Linhares usando robôs, imersos na realidade virtual. Foram montadas três salas: Sala Robótica com Impressora 3D para impressão de animais (sapos); Sala Realidade Virtual com óculos com fotos 360º com vídeos curtos das lagoas de Linhares e óculos com aquário virtual; e Sala Cinema, com exibição de vídeos de lagoas.

Ao longo do projeto, que se estenderá até 2025, a previsão é atender 10 mil estudantes. A Emef Antonio Fernandes de Almeida foi a primeira escola a receber em reconhecimento às práticas pedagógicas sustentáveis. A unidade de ensino, por três anos consecutivos, foi vencedora do Prêmio Biguá de Sustentabilidade.

A proposta do projeto “Conhecer para pertencer: lagoas de Linhares” é apresentar as lagoas das cidades para que os alunos criem vínculos afetivos e de pertencimento desse patrimônio natural, e consequentemente, busquem a preservação.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, a secretária de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, a secretária municipal de Meio Ambiente, Flávia Rodrigues Barbosa, o secretário municipal de Modernização, Jobis Buffon, a diretora da escola, Eliana Francisca dos Santos Garcia, e o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Ifes Campus Linhares, Geovani Alipio Nascimento Silva, estiveram presentes no evento.