Divulgado resultado final dos editais de distribuição de mudas e de estufas solares para fermentação de cacau

Crédito foto: Pixabay

A Secretaria de Agricultura divulgou nesta terça-feira (21/5), o resultado final de dois editais. O primeiro, nº 001/2024, referente aos kits de estufas solares e cochos para fermentação de cacau, e o edital nº 006/2023 sobre a distribuição de mudas de cacau. Os editais são ações que fazem parte do Programa Municipal de Revitalização da Cultura do Cacau de Linhares.

Sobre os oito kits de estufas solares e cochos para fermentação de cacau, a Prefeitura de Linhares já está em contato com as empresas que instalarão os equipamentos para agendar o início das montagens nas propriedades rurais e Associação do Cacauicultores do Espírito Santo (Acau) contempladas no edital.

Ao doar as estufas de secagem de grãos, que funcionam a partir de energia solar, a Secretaria de Agricultura incentiva a divulgação e adoção de tecnologias sustentáveis e economicamente viáveis na agricultura de Linhares.

“Essas estufas de secagem de grãos movidas à energia solar oferecem benefícios econômicos significativos aos agricultores, permitindo a redução de custos com energia convencional e contribuindo para a autonomia energética das propriedades rurais”, relata o secretário de Agricultura, Fabrício Fardin.

Os produtores que serão atendidos com as 55 mil mudas de cacau a serem distribuídas devem aguardar contato da equipe da Secretaria de Agricultura, que organiza a distribuição de mudas para retirada de acordo com a saída de mudas do viveiro. A previsão é que a primeira remessa seja entregue em julho.

O secretário pontua que, ao fazer a integração de novas tecnologias usando energia limpa e gratuita, unido à implementação de polos de frutas e da introdução à agroecologia nas fazendas, a Secretaria de Agricultura estimula a diversificação da produção agrícola, promovendo a segurança alimentar e a geração de renda nas áreas rurais.

“A doação de mudas de cacau também contribui para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais, incentivando práticas agrícolas sustentáveis e o aumento da produção desta amêndoa na nossa região, conforme prevê o programa de revitalização da lavoura cacaueira, iniciativa da Secretaria de Agricultura de Linhares”, conclui Fardin.

Acesse abaixo os resultados: