Maio Laranja: mobilização marca luta contra violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes em Linhares

Para chamar a atenção das pessoas sobre a temática “Infância é para Sonhar”, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Ceim Manoel Farias de Souza, do BNH, promoveu na manhã desta terça-feira (14), uma mobilização com os alunos e a comunidade.

O evento faz parte de uma extensa programação, desenvolvida durante todo mês de maio, pela Assistência Social, em alusão ao Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual infantil. Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil

“A ação de hoje teve como objetivo mobilizar a população para proteger nossas crianças e adolescentes contra toda forma de violência, em especial o abuso e exploração sexual”, explica Milla Pião Moreira Vieira – Gerente do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Milla disse ainda que o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, mas durante o mês de maio essa ações são intensificadas.

Confira as programação:

Cras Santa Cruz

Abordagem nos SCFV Crianças, Adolescentes, Pessoas Adultas e Idosas (durante todo o mês, nas oficinas de artes, informática, ed. física e musicalização);

16/05 às 8h e 14h Ceim Guaxe, turmas de 3, 4 e 5 anos (contação de história, apresentação do semáforo do toque e teatro musical):

17/05 às 8h e às 14h: Capacitação da equipe escolar do Ceim Jocafe.

20/05 às 8h e 14h: Ceim Farias, turmas de 3, 4 e 5 anos (contação de história, apresentação do semáforo do toque e teatro musical):

Cras Rio Quartel

Dia 15 – Tenda da Conscientização: Campanha 18 de Maio, diurno – Cras- Abordagem de orientação durante todo o dia e intensificando nos horários de maior movimento.

Dia 16 – Encontro com Famílias: roda de conversa Cras 13h

Dia 20 – Encontro de família na escola comunidade de Desengano 8hs

Dia 21 – Tenda da Conscientização e Caminhada com Ceim Doce Mel, no Baixo Quartel: 22/05 – Bate-papo com teatro e música: Ceim Sebastião Furtado Rio Quartel – manhã e tarde

Dia 29 – Tenda da Conscientização no Acampamento Egídio Bruneto 14h.

Cras Bebedouro

Dia 15- Ação junto aos projetos sociais no pátio da igreja católica em contraturno escolar. Com objetivo de orientar e acolher as famílias e usuários dos serviços, bem como da comunidade. Atividades com as crianças e famílias, abordagem lúdica.

Dia 16 – Ação no Ceim Leodovico Donateli

Dia 17 – Ação Ceim Joelma Rocha Vieira

Cras Nova Esperança

Dia 16-  Encontro de famílias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF), facilitadores: Delegada, Dr. Silvana e Conselho Tutelar. Mediação: Clam. Abertura: Abequar.

Dia 25 – Povoação. Mutirão cadastro único/ Ação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e Peti;

Cras Aviso

Dia 23- 8h – Marcha “Faça Bonito!” – concentração: Cras.

Dia 8 de junho – Degredo- Mutirão cadastro único/ Ação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e Peti.

Cras Interlagos

Dia 17 – Passeio com as Crianças/ adolescentes Flona Goytacazes- roda de conversa sobre o semáforo do toque

Dia 25– Equipe Cras na escola Lavagnoli, bate papo com os pais e crianças sobre prevenção ao abuso infantil

Dia 29 – Caminhada junto a escola Caic e Escola Lavagnoli.

Como denunciar?

Em Linhares, a população pode denunciar os casos de abuso sexual infantil anonimamente, no Disque 100 ou pelos Conselhos Tutelares de Linhares nos telefones: 3264-3277, 3264-3154, ou ainda nos celulares 99857-7964/99857-7562, que funcionam 24 horas.

No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também são atendidas crianças e adolescentes vítimas de exploração e abuso sexual, sendo porta aberta a população, não havendo a necessidade de encaminhamento, é só chegar ao local que a família será atendida e receberá o acompanhamento necessário.