Educação alinha estratégias para busca ativa de estudantes na rede municipal de ensino

Alinhar estratégias para garantir o direito de todas as crianças estarem devidamente matriculadas e frequentando a escola, visando assegurar sua aprendizagem, foi pauta de reunião realizada na Secretaria de Educação de Linhares. O encontro contou com a participação de servidores das secretarias de Assistência Social e de Saúde, ocasião em que também foi reestruturado o Comitê Gestor Intersetorial da Busca Ativa Escolar e elaborado o plano de ação para o ano de 2024.

O Comitê foi estabelecido com o propósito de ampliar a participação das secretarias envolvidas e buscar parcerias para lidar com as demandas apresentadas pela plataforma da Busca Ativa Escolar. Foi instituído pela Portaria Nº 137 de 02 de agosto de 2023.

A coordenadora Operacional da Estratégia Busca Ativa Escolar do Município de Linhares, Simoni Belizário Faroni Pedroni, informou que durante o encontro ficou definida a realização de reuniões mensais do Comitê Gestor Intersetorial para discutir assuntos relacionados à Busca Ativa Escolar no Município. “O objetivo é garantir que todas as crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, estejam frequentando a escola”, comentou.

O município conta com uma plataforma de Busca Ativa Escolar, uma ferramenta tecnológica, gratuita, ofertada pelo UNICEF, Fundo das Nações Unidas para Infância em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que possibilita formar um grande banco de dados, permitindo organizar o fluxo das ações da estratégia em todo território nacional.

A educação é um direito das crianças e adolescentes, e é dever do poder público, da família e da sociedade garantir esse direito. A Busca Ativa Escolar contribui para a efetivação desses direitos, promovendo a atuação intersetorial dos serviços e equipamentos públicos, como os da educação, saúde e assistência social, além do engajamento fundamental da sociedade.

A reunião contou com a presença da secretária municipal de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, de técnicos da Secretaria de Educação e do Programa de Orientação Psicossocial de Acolhimento e Intervenção Escolar (Opaie), representantes da Assistência Social, da Saúde e do Conselho Tutelar.