Prefeitura investe em sete novas salas de recursos para atender alunos da Educação Especial

Mais sete salas de recursos foram abertas pela Prefeitura de Linhares, somando 40 unidades em pleno funcionamento no ano letivo de 2024, com capacidade para atender 600 alunos da educação especial entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. As salas são espaços destinados a atividades lúdicas que favoreçam o desenvolvimento das funções executivas dos alunos da Educação Especial, sendo um complemento estratégico dos conteúdos trabalhados na sala de aula comum.

As escolas de Educação Infantil a receber as novas salas são: Ceim Agnelo Guimarães (Centro); Ceim Geny Ribeiro de Souza (Shell); Ceim Professora Ângela Maria Giovanelli (Interlagos); Ceim Antônio Aprígio (Aviso); Ceim Jocafe (Santa Cruz); Ceim Therezinha Durão Costa (Três Barras), e a escola do campo, EMPEIPEF Boa Esperança, inaugurada pelo Município de Linhares em agosto de 2023, na localidade de Chapadão das Palminhas, no distrito de São Rafael.

A coordenadora do setor de Educação Especial, Geovanete L. de Freitas Belo, informou que em 2023 foram atendidos 400 alunos nas salas de Recursos do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Os estudantes participam das atividades no contraturno escolar.

“No ano letivo de 2024, com uma nova ampliação de carga horária dos professores especializados para 40 horas, e com a abertura de novas salas de recursos na Educação Infantil, a estimativa é atender mais 50% deste total de alunos atendidos em 2023”, comentou.

Nas salas de Recursos, o professor especializado desenvolve atividades complementares/ suplementares ao currículo comum. O Atendimento Educacional Especializado visa garantir o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem do estudante com deficiência.

Entre as atividades estão os jogos para o desenvolvimento das Funções Executivas, que são habilidades necessárias para o controle dos pensamentos, emoções e ações da criança, artes cênicas, musicalização, oficinas, e por meio de uma sequência de imagens, a produção de texto em Libras, seguida da produção de texto no português escrito, dentre outros. No local, também são abordados temas como os direitos e deveres, lições de cidadania e perspectivas para o futuro.

“O investimento anunciado é um marco importante para a implementação da Política de Educação Especial em Linhares, traduzindo a equidade na rede, o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes público-alvo, como também o cumprimento da Meta 4 do Plano Nacional e Estadual de Educação”, destaca o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

Os espaços são equipados com materiais pedagógicos e mobiliários adequados aos alunos e próprios para os trabalhos a serem realizados. “O atendimento especializado, no âmbito da educação inclusiva, traz vários benefícios ao aluno, como o desenvolvimento gradual de habilidades, competências, autonomia e potencialidades, que se refletem também na sala de aula regular, na convivência com os colegas e na vida social e familiar”, afirma a secretária municipal de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato.

Nas salas são atendidos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), surdos, deficiência visual, deficiência intelectual e altas habilidades/superdotação.

O município conta com 60 profissionais formados nas áreas de atendimento, sendo: professores especialistas em deficiência intelectual para atender os estudantes com TEA e deficiência intelectual; professores bilíngues (profissional ouvinte) e instrutor de Libras (profissional surdo) para atender ao estudante surdo/deficiente auditivo, e os intérpretes de Libras que atuam na sala regular; professores especializados para o atendimento à deficiência visual/baixa visão e professores especialistas na área de atendimentos ao público com altas habilidades e superdotação.