Escolas da Prefeitura conquistam 181 medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas Mirim

Estudantes da Emef Antônio Fernandes de Almeida, no bairro Interlagos, que garantiram medalhas na OBMEP

Três escolas de Linhares conquistaram juntas 181 medalhas, sendo 20 de ouro, 60 de prata e 101 de bronze na 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP) – Olimpíada Mirim. A Emef Dinorah Almeida Rodrigues, no bairro São José, a Emef Jerônimo Monteiro, no Novo Horizonte, e a Emef Antônio Fernandes de Almeida, no bairro Interlagos, participaram da iniciativa do Ministério da Educação que visa estimular o estudo da Matemática, identificar talentos nessa área e promover o aprimoramento do ensino da disciplina no país.

“Gostei muito de participar da Olimpíada, a prova estava num nível de dificuldade médio para mim. Estou muito orgulhosa de ter conquistado a medalha de ouro e com certeza pretendo participar de mais olimpíadas no ano que vem”, disse a aluna Karen Valentini Alves Figueiredo, da Emef Antônio Fernandes de Almeida, no bairro Interlagos.

Os alunos dos 2°e 3° anos fizeram provas Mirim Nível 1 e dos 4° e 5° anos Mirim Nível 2. Na Emef Dinorah Almeida Rodrigues, foram 8 medalhas de ouro, 24 de prata e 40 de bronze, conforme informou a diretora Melina Pinheiro dos Santos Silva que é só orgulho do desempenho dos alunos e professores que auxiliaram nesse processo.

“A participação dos alunos é importante, pois estimula o interesse pela Matemática desde pequenos, desenvolve habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas, além de promover a valorização da disciplina. Também proporciona a oportunidade de reconhecimento e premiação para os estudantes talentosos na área, incentivando-os a seguir carreiras científicas e tecnológicas”, falou a diretora.

A olimpíada mirim é composta por duas fases e os alunos respondem a questões de múltipla escolha que abrangem diversos conteúdos da Matemática. Quem se destaca na competição recebe medalhas e prêmios.

“Incentivamos os estudantes desde o início do ano preparando-os para as avaliações externas com estudos, projetos de incentivos, simulados, acompanhamentos individuais a estudantes com maiores dificuldades, alinhamento dos conteúdos para realização dos simulados e trabalhos voltados para a motivação emocional dos estudantes”, disse a professora Gilmara Macionilio, do 5º ano da escola do bairro São José.