Saeb 2023: Linhares tem mais de 98% de participação no sistema que avalia a qualidade de ensino no Brasil

Mais de 98% dos estudantes da rede pública municipal de Linhares, de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, público-alvo das avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, participaram da ação em âmbito nacional entre os dias 6 e 14 de novembro. O Saeb é uma ferramenta que permite às redes municipais, estaduais e privadas a avaliarem a qualidade da educação oferecida aos estudantes a cada dois anos.

A secretária de Educação de Linhares, Maria da Penha Valani Giuriato, informou que o Município mobilizou 3 mil estudantes, de 31 escolas, que responderam questões de Matemática e Língua Portuguesa.

“Dentre as escolas participantes, muitas tiveram 100% de presença dos estudantes. Isso é muito importante para obtermos bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Parabenizo todas as escolas de Ensino Fundamental pelo forte engajamento nesta ação. Foi um sucesso”, comentou a secretária.

Na Emef Luiz de Camões, a diretora Isabel Christina Cosseti, informou que a escola teve 100% de adesão dos alunos na avaliação, e que as unidades de ensino se engajaram em um movimento histórico no município em prol da conscientização das famílias, alunos e comunidade escolar, sobre a importância do comparecimento nos dias de provas, como também responsabilidade com os estudos.

“Foram dias inesquecíveis, com contagem regressiva para o dia das provas, atividades de preparação com os alunos, produção de vídeos destacando a importância das avaliações, premiação para as turmas dedicadas e com 100% de presença”, ressaltou a diretora.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais, permitindo mensurar a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências. Por meio de testes e questionários, reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes.

O estudante João Guilherme Melo Tamanhão, do 5º ano, da Emef Luiz de Camões, comentou: “Estávamos cientes da importância dessa prova e a tia Monica que é professora, a tia Andressa que é pedagoga e a tia Isabel que é a diretora nos prepararam durante todo o ano. Me senti muito confiante e, com certeza, a minha turma também sentiu. Tudo que estudamos caiu na prova e nos ajudou bastante”, falou João Guilherme.