Secretário de Agricultura participa de cerimônia de premiação de agricultores familiares pelo Banco do Nordeste

O secretário de Agricultura de Linhares, Fabrício Fardin, participou da cerimônia de premiação de agricultores familiares realizada pelo Banco do Nordeste nesta quarta-feira (22/11), no auditório do Sebrae em Linhares. O prêmio é uma forma de valorizar a agricultura familiar que tanto realiza pela sociedade na produção de alimentos, geração e distribuição de renda, assegurando a fixação do homem no campo.

“A segurança alimentar está nas mãos dos agricultores. Parabenizo a todos os ramos da agricultura de Linhares e do Espírito Santo. O Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste quer melhorar o perfil social e econômico das famílias do campo. Por meio de seus agentes de microcrédito, atende, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores e agricultoras familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com exceção dos grupos A e A/C”, comentou.

Os resultados, na posição de junho de 2023, registram que o Agroamigo aplicou mais de R$ 29,34 bilhões desde a sua criação, compreendendo 7,18 milhões de operações contratadas. Com uma carteira ativa de R$ 6,63 bilhões, contando com mais de 1,37 milhão de clientes ativos.

O Programa Agroamigo é destinado a agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de forma a estimular a geração de renda e melhorar o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas, aplicando-se a metodologia do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).