CRAS de Rio Quartel realiza oficinas de convivência com crianças e adolescentes de 7 a 16 anos

Oficinas envolvem diversas atividades de convivência e fortalecimento de vínculos

Fortalecer vínculos com oficinas que ensinam e aprimoram habilidades de crianças e adolescentes. É assim para cerca de 60 assistidos com idades entre 7 e 16 anos do distrito de Rio Quartel, interior de Linhares. Eles participam de oficinas de orientação social, de informática, artes e de música envolvendo canto coral, flauta doce e violão. As crianças e adolescentes são inseridas no projeto pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Para essa inserção, são levadas em conta diversos fatores sociais como fragilidade de vínculos familiares e comunitários ou vulnerabilidades sociais. O projeto atende toda segunda e quarta-feira nos turnos matutino e vespertino. Além das atividades, as crianças recebem alimentação toda vez que estão frequentando o projeto.

De acordo com Jaira Helena Rossone Recla, coordenadora do CRAS do Rio Quartel, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) está sendo trabalhado no espaço de serviço e convivência neste mês de outubro. “O objetivo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é desenvolver o sentimento de pertencimento e identidade. Além de incentivar a socialização e a convivência comunitária e a promoção de potencialidades, a partir das atividades realizadas em grupo. Nas oficinas, eles aprendem as atividades, ao mesmo tempo que trabalhamos assuntos importantes de forma lúdica. Esse mês de outubro estamos abordando o Estatuto da Criança e do Adolescente onde mostramos os direitos e deveres que eles possuem”, pontuou.

A família que sentir a necessidade pode procurar a sede do CRAS que fica na Rua Jorge Nunes Rosa, sem número. No local é realizado um atendimento com a equipe técnica. Um dos critérios é estar inscrito no Cadastro único (CadÚnico).

Veja alguns registros de Felipe Reis: