Preci: novo ciclo de palestras contra as drogas vai atender mais de 800 alunos de Linhares

O projeto da Prefeitura de Linhares está percorrendo diversas escolas do município

Já está acontecendo mais uma etapa das aulas do Programa de Resistência e Cidadania (Preci). Mais de 800 alunos do quinto ano serão atendidos nessa fase do projeto que é regido por guardas e agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal de Linhares. Desde sua primeira edição, mais de 5 mil estudantes já se formaram no município. O Programa é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Conforme a programação, nesta etapa, as atividades são desenvolvidas com os alunos das EMEF’s: Jerônimo Monteiro (BNH), Auto Guimarães (Shell), Talma Drumont Pestana (Palmital), Luiz de Camões (Conceição), Caboclo Bernardo (Planalto), Maria Souza Matias (Movelar), Castelo Branco (centro), Adelson Del Santo (Nova Esperança), Zeferino Bastista Fiorot (Santa Cruz), José Modenezi (Canivete) e EMPEF Vila Bethânia (Betânia).

Os encontros do Preci são marcados por aulas teóricas e práticas, além de tarefas em casa, com o apoio das famílias, e uma redação final para que possam expressar de forma escrita sobre suas experiências e sobre o aprendizado adquirido junto ao Programa. Além das aulas, são ministradas palestras por especialistas, tanto para os alunos como para os familiares durante todo o período do curso. A previsão é que as aulas sejam concluídas em novembro.

Implantado em 2018, o Preci tem o objetivo de ensinar as crianças e adolescentes sobre como resistir às drogas, preservar o patrimônio público e a tomar decisões responsáveis que contribuem com a segurança no trânsito.

“O cuidado com a segurança do nosso município vai além das medidas que implementamos todos os dias e começa cedo, ao orientar a mostrar para as nossas crianças e adolescentes o caminho certo para não sofrer as consequências causadas pelas drogas, tanto lícitas, quanto ilícitas e como podem contribuir para a preservação do patrimônio público. Ao dialogar com o futuro da nossa cidade, desenvolvemos uma importante ferramenta de cidadania e inclusão social”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Jones da Silva Mattos.

Veja alguns registros de Felipe Reis: