Escola do Aviso realiza Semana Literária explorando o universo da Educação Infantil

Criar formas de incentivo e apreciação pelo universo da leitura, promovendo o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, além de proporcionar à criança um estreitamento entre o mundo da literatura e o seu. Essa foi a proposta do projeto “Ler, imaginar, viajar começa na educação infantil”, realizado pelo Ceim Aristides Pinto Caldeira, no bairro Aviso. O projeto foi encerrado com a Semana Literária com diversas atividades entre apresentações e dramatizações.

A diretora Graciela Pessotti Adami comentou que o projeto foi idealizado para estimular o desenvolvimento da criança a se tornar um adulto culto, dinâmico, capaz de compreender e de interpretar. Com o recebimento de livros do Projeto Linhares, cidade de leitores, a escola procurou inserir os estudantes no mundo da cultura literária como uma forma de deleite, proporcionando leituras, produções textuais, reconto da história oral e escrita, dramatização e ilustrações, além de formar um elo entre infância e prazer da descoberta, do mundo encantado da leitura.

“A infância é o período essencial na formação do indivíduo e a leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e, quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a imaginação, concentração, memória, raciocínio e a compreensão, bem como ampliam a linguagem oral e a capacidade criativa. A leitura pode ser usada como instrumento de sensibilização da consciência, auxiliando no desenvolvimento do caráter, ampliando o repertório de mundo e criando condições favoráveis para as crianças lidarem com situações cotidianas sob diferentes perspectivas”, comentou a diretora.

Dentre as atividades realizadas ao longo dos sete meses de projeto estão: roda de conversa; caracterização dos professores de personagens da história para contação; leitura dos diferentes gêneros textuais; produção individual e coletiva de texto; dobraduras; organização de histórias em cartaz; atividades de escrita com e sem o alfabeto móvel; ilustrações diversas; utilização da Mala de histórias (com vários livros para serem lidos, trocados, contados e recontados); uso da Bag com os livros de histórias (encaminhados pela Prefeitura de Linhares); canto, recitação, músicas e poemas relacionados à história; confecção de livrinhos; ginástica historiada na roda, em forma de relaxamento; teatro de fantoches, dedoches, de vara, de sombra; além de jogos e brincadeiras.