Obras de macrodrenagem avançam no centro de Linhares e mais de 70% estão concluídas

O prefeito Bruno Marianelli vistoriou nesta terça-feira (5) as obras de macrodrenagem que são executadas no centro de Linhares, que recebem investimento de R$ 30 milhões com recursos próprios da Prefeitura de Linhares. A obra vai acabar com os problemas recorrentes de alagamento na região central, no período chuvoso.

O trecho visitado foi o em execução entre a rua João Francisco Calmon e a Avenida Nogueira da Gama, próximo à antiga Sorveteria Xodó. Mais de 70% das obras foram concluídas e a previsão é que ela seja entregue à população no primeiro semestre do ano de 2024.

Conforme o projeto, são instalados bueiros tubulares ao longo das vias e, na Rua Comendador Rafael e adjacentes, foram projetadas galerias celulares para poder suportar toda drenagem para posterior lançamento no Rio Doce.

A nova rede de drenagem contemplou a construção de túnel bala pelo método não destrutivo com extensão de 316 metros, 5.186 metros lineares de redes tubulares e 178 metros lineares de galerias. Ao todo, a bacia de contribuição soma mais de 350.000m² de área. Todo o projeto é executado por etapas a fim de evitar transtornos aos moradores e, especialmente, ao comércio local.

O prefeito Bruno Marianelli destaca a importância das obras de infraestrutura para a melhoria da qualidade de vida da população. “Para nós, fazer essas obras é transformar a vida das pessoas. Quando você tira o alagamento e urbaniza o local, você leva qualidade de vida para as pessoas, que começam a melhorar seus imóveis, e qualifica a região. Investir o dinheiro da população em suas prioridades é uma obrigação nossa e é o que estamos fazendo desde que assumi a Prefeitura de Linhares”, disse.

Marianelli pontuou que a obra vai mudar a história da região central do município. “Estamos enfrentando com audácia um problema que nunca foi enfrentado antes. Para que possamos melhorar a vida dessas pessoas. O trabalho muda a vida das pessoas. É o que estamos fazendo aqui, mudando a história da região central de Linhares”, pontuou.