Chuva: moradores devem redobrar os cuidados com infestação do Aedes aegypti

A Vigilância Ambiental em Saúde de Linhares, órgão ligado à Secretaria de Saúde, divulgou o resultado do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado no mês de agosto. Realizado pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Linhares, o levantamento visitou 3.360 imóveis entre os dias 07 e 11 e apontou índice de infestação predial de 2,4%, considerado de médio risco pelo Ministério da Saúde.

Apesar do risco médio o assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, chama a atenção para o alto índice em alguns bairros da cidade, especialmente nesses dias de chuva.

“A gente alerta a população para esses dias de chuva quando o mosquito se reproduz com uma rapidez maior. Pedimos à população para redobrar os cuidados na limpeza dos imóveis, especialmente nos quintais para evitar que o descuido não venha a trazer a circulação viral e mais casos das doenças transmitidas pelo mosquito”, pontuou

No bairro Canivete o índice de infestação foi 12,5 %. “Ou seja, a cada 100 imóveis visitados foram encontradas a presença de focos do mosquito em 12. Um número muito alto e que nos preocupa”, destaca Sérgio. Os demais bairros com índices acima de 4%, considerado alto, foram Recanto dos Lagos: 9,67%, São José: 4,92%, Santa Cruz: 4,49% e Nova Esperança: 4,46%.

Sérgio disse ainda que a partir desses dados os trabalhos de rotina serão intensificados.