Complexo de Esporte e Lazer do BNH recebe Festival de Capoeira neste sábado (19)

O festival faz parte das comemorações do aniversário de 223 anos de fundação de Linhares e começará às 19 horas



Neste sábado (19) a capoeira vai tomar conta do Complexo de Esporte e Lazer Joel Bisi, no bairro Novo Horizonte. É que acontecerá um festival do esporte e o primeiro batizado do grupo capoeira Raízes de Linhares. O evento começa às 19 horas e faz parte da comemoração dos 223 anos de fundação de Linhares.

A expectativa dos organizadores é que capoeiristas do Rio de Janeiro e da Bahia participem do festival. O evento é realizado pelo grupo capoeira Raízes com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Esporte e Lazer e com apoio da secretaria de Cultura e Turismo.

De acordo com Márcio Nascimento Cercelino, o professor Marcinho, o batizado será o ponto alto do evento. “Essa é a parte mais importante para as crianças, adolescentes e adultos do nosso projeto de capoeira, pois é a celebração do desenvolvimento de suas habilidades aprendidas no decorrer das aulas. Avaliamos o jogo de capoeira com os mestres, contramestres, professores e convidados. Nesse momento também é realizada a troca de cordel que equivale a graduação da capoeira por cor”, explicou.


Capoeira Raízes surgiu após afogamento de aluna

O professor Marcinho conta que o grupo capoeira Raízes de Linhares foi fundado em 2014, após a morte da aluna Naisla Cestari Loyola que participava do projeto. Marcinho foi seu professor por mais de quatro anos.

Muito querida no grupo, Naisla era conhecida como Tigresa. Para homenageá-la, uma tigresa foi escolhida para compor a logomarca do grupo.

O Raízes de Linhares contribuí com o aprendizado dos alunos sobre a cultura afro-brasileira praticando a capoeira como uma vivência esportiva cultural, estimulando todas as crianças e adolescentes do grupo a reconhecer e valorizar as identidades culturais.